Misericórdia de Serpa com urgência hospitalar fechada

12 de Outubro 2023

A Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCME) justificou o fecho do serviço de urgência do hospital daquela cidade alentejana, no distrito de Beja, com a “grave situação económica” da instituição, que provoca a falta de médicos.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a SCMS, que gere a unidade hospitalar, explicou que, “devido à grave situação económica que a instituição atravessa, não foi possível garantir disponibilidade de médicos”.

“Por isso, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Hospital de São Paulo não está em funcionamento desde o dia 30 de setembro de 2023”, salientou, no comunicado, a Mesa Administrativa da SCMS.

Apelando à compreensão da população do concelho, a instituição disse esperar que “a situação possa ser ultrapassada”, mas não apontou uma data para a reabertura do SAP ou serviço de urgência.

“Com o apoio em curso da União das Misericórdias Portuguesas, contamos retomar o funcionamento do serviço de urgência, mas também abrir a unidade médico-cirúrgica”, limitou-se a adiantar.

Na segunda-feira, o Movimento em Defesa do Hospital de São Paulo manifestou preocupação com o encerramento do serviço de urgência daquela unidade, desde o dia 30 de setembro passado, temendo o fecho definitivo daquela valência.

Nesse dia, em declarações à Lusa, o porta-voz do movimento, Luís Mestre, referiu que a população de Serpa não dispunha de informações por parte da Misericórdia sobre este encerramento do serviço.

“Foi colocado apenas um papel na porta a dizer que o serviço está fechado”, disse, na altura.

Luís Mestre indicou então que o fecho do serviço se devia “à falta de médicos”, explicando que alguns clínicos que ali prestavam serviço tinham saído “devido à irregularidade dos pagamentos”.

“Não temos aqui qualquer resposta para a população”, alertou o responsável, realçando que o Centro de Saúde de Serpa dispõe “apenas de consultas com médicos de família e não tem consulta de recurso” para situações de urgência.

Assinalando que “cerca de 30% da população” do concelho não tem médico de família, o porta-voz do movimento salientou que muitos tinham “no SAP deste hospital o único recurso” em caso de doença.

“Esta situação tem-se vindo a agravar este ano, com fechos sucessivos e, agora, com este, que é o mais longo e que pode nem ter retorno”, acrescentou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights