Israel: Cerca de três mil civis mantêm-se em Sderot

15 de Outubro 2023

Cerca de três mil civis mantêm-se em Sderot, disse à Lusa o responsável pelos Serviços Médicos de Emergência da cidade israelita, habitada por "mais de trinta mil pessoas" e que faz fronteira com Gaza.

“Hoje decorre a evacuação final de Sderot e cerca de três mil pessoas continuam na cidade e esperam ser retiradas”, disse à Lusa Rog G., chefe dos Serviços Médicos de Emergência de Sderot.

Os serviços de emergência, que integram médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, dispõem de 17 ambulâncias “preparadas para qualquer eventualidade”.

“Nós vamos ficar aqui até o Exército permitir a nossa presença”, acrescentou o responsável.

Muitas das ambulâncias apresentam perfurações de várias dimensões provocadas por estilhaços de foguetes de artilharia do Hamas contra a cidade nos últimos dias.

Hoje, as autoridades israelitas decretaram a evacuação da população civil da cidade situada a leste da Faixa de Gaza.

O centro da cidade está deserto.

A distribuição de eletricidade e de água funciona com regularidade.

Ao mesmo tempo em que decorre a retirada de civis há troca de tiros de artilharia entre as forças de Israel e o Hamas.

O grupo islamita Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007, lançou a 07 deste mês um ataque surpresa contra Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

Os ataques já provocaram milhares de mortos e feridos nos dois territórios.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights