Impacto das alterações climáticas na saúde humana em debate

17 de Outubro 2023

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) e a Embaixada Britânica em Portugal organizam esta terça-feira a conferência “A sustentabilidade ambiental no setor da saúde: o papel dos profissionais e das instituições”, em Lisboa.

O debate tem como objetivo “encontrar soluções e um compromisso que responda à ameaça das alterações climáticas, nomeadamente, da poluição atmosférica, para a saúde humana”

Luís Campos, Presidente do CPSA sublinhou, no comunicado enviado à HealthNews, que a conferência visa “promover um diálogo interdisciplinar sobre a importância da sustentabilidade ambiental no setor da saúde e sensibilizar os diferentes stakeholders para os desafios impostos pelas alterações climáticas e as consequências destas na saúde humana.”

“Queremos destacar o papel fundamental que os profissionais de saúde e as instituições têm na construção de práticas mais ecologicamente responsáveis, incentivando a implementação de estratégias sustentáveis no ciclo de medicamentos e na gestão de resíduos”, acrescentou.

Para Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal, “é um privilégio poder contar com a participação de inúmeras personalidades nacionais e internacionais ligadas ao setor da saúde e à área ambiental. Este é um tema que não conhece fronteiras, que não é responsabilidade de um país em detrimento de outro. Para darmos respostas efetivas e capazes de proteger os cidadãos, temos todos de assumir responsabilidade e delinear ações concretas”.

A iniciativa junta profissionais de saúde, representantes de associações de doentes, peritos internacionais da Organização Mundial de Saúde e responsáveis governamentais e setoriais de organizações nacionais.

Estima-se que, em 2019, a poluição atmosférica tenha causado sete milhões de mortes em todo o mundo e 307 mil na Europa, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights