Unidades de Saúde Familiar reclamam incentivos financeiros de 2022 em Lisboa e Vale do Tejo

26 de Outubro 2023

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) denunciou que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo ainda não pagou os incentivos financeiros aos enfermeiros e secretários clínicos das USF modelo B de 2022.

Segundo referiu a direção da USF-AN em comunicado, no final de outubro de 2023 a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo “continua sem realizar o pagamento devido dos incentivos financeiros aos enfermeiros e secretários clínicos das USF modelo B”, referente “ao trabalho desenvolvido no ano de 2022”.

Tendo em conta que a portaria da contratualização “define a obrigatoriedade de pagamento de 50% do valor máximo dos incentivos financeiros a que os profissionais têm direito, até serem apurados os resultados finais de desempenho das USF modelo B, e feito o respetivo acerto, não se compreende, novamente, este atraso”, considerou a associação.

“Os resultados finais deveriam ter sido apurados até 30 de março, no entanto as atividades específicas só foram validadas pela ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde], IP em agosto”, acrescentou.

Além disso, a USF-AN salientou que se observa “um desfasamento de atuação a nível nacional e consequentemente uma falta de equidade entre os profissionais das USF”, dado que “as ARS do Norte, Centro, Alentejo e Algarve já efetuaram o respetivo pagamento”.

“Esperemos que, no futuro, este processo, que está totalmente definido, seja célere e inteiramente automatizado, evitando assim estes constantes atrasos que privam centenas de profissionais das USF do pagamento atempado dos incentivos legalmente previstos, resultantes do seu desempenho qualitativo”, advogou a associação.

A USF-AN questionou o Ministério da Saúde, a ACSS e a ARS de Lisboa e Vale do Tejo sobre tal atraso, “sem ter ainda obtido uma resposta”, solicitou que “o pagamento devido dos incentivos financeiros seja feito no próximo mês” e apelou, “mais uma vez” ao “cumprimento da lei”.

A Lusa questionou a ARS de Lisboa e Vale do Tejo sobre o assunto, mas sem sucesso.

NR/LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights