Ministério do Trabalho comprometido em concluir descanso do cuidador informal

27 de Outubro 2023

A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, revelou hoje que atualmente existem 13 mil cuidadores informais com direito a estatuto em Portugal.

Durante uma audiência nas comissões de Orçamento e Finanças e de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, no âmbito da análise geral da proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), Ana Sofia Antunes destacou o compromisso do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em instituir o descanso do cuidador.

Segundo a Secretária de Estado, o número total de pessoas com direito ao estatuto de cuidador informal já foi de 19 mil, mas agora é de 13 mil, uma mudança que justifica devido à dinâmica do próprio estatuto. Ana Sofia Antunes explicou que o foco atual do ministério é a criação de uma portaria que estabelecerá três tipos diferentes de situações relacionadas ao descanso do cuidador, embora não tenha fornecido uma data específica para a sua publicação.

A portaria em questão deve permitir que os cuidadores informais poderão recorrer à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados a custos mais acessíveis, tanto na vertente regular como na destinada à infância, ou optar por deixar a pessoa cuidada numa Estrutura Residencial para Idosos (ERPI). Adiantou que a portaria tem prevista a criação de bolsas de cuidadores, inicialmente como um projeto-piloto, que poderão substituir os cuidadores informais que necessitem de um período de descanso.

A secretária de Estado aproveitou também para falar sobre a gratuitidade das creches, um dos temas que mais questões suscitou durante a audição de hoje, para relembrar que em setembro havia 85 mil crianças a frequentar gratuitamente a creche e que estão identificadas 132 mil vagas em todo o país.

Disse que o número de crianças, com idades entre os zero e os três anos, potenciais candidatas a uma vaga em creche é de 215.000 e admitiu, por isso, que é preciso criar mais vagas.

Adiantou que o trabalho que o Governo está a fazer para aumentar o número de vagas passa agora pela construção de novos equipamentos, acrescentando que “neste momento, com recurso aos programas PARES e PRR, estão em construção 11.300 novas vagas”.

“Neste momento, e recorrendo a estes dois programas, temos em obra, a decorrer, 124 creches e concluídas 16”, adiantou.

Sobre esta matéria, o deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro perguntou à ministra Ana Mendes Godinho se iria incluir no programa “Creche Feliz” os equipamentos da rede pública, nomeadamente pertencentes a autarquias e universidades, mas a ministra não respondeu.

NR/LUSA/HN/AL

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This