“Embora a manutenção do centro de saúde não seja da responsabilidade da Câmara, entendemos fazer um acordo com a Unidade Local de Saúde [Castelo Branco] para ser a autarquia, com o apoio de verbas do Centro 2020, a assumir esta obra e assim otimizar o processo e garantir melhores serviços de saúde no concelho”, refere, em comunicado, o presidente do município de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
As obras de requalificação implicam melhoria das infraestruturas no interior e exterior do edifício, (incluindo eficiência energética) e modernização dos espaços e equipamentos, de forma a oferecer mais e melhores condições aos utentes, médicos, enfermeiros e funcionários.
Segundo a autarquia, esta intervenção deve ficar concluída até ao final do ano.
“Este investimento insere-se na estratégia da Câmara Municipal para a saúde, que visa proporcionar o acesso a cuidados médicos e de enfermagem com qualidade e proximidade, bem-estar e qualidade de vida à população, em articulação com o Serviço Nacional de Saúde”, frisou o presidente da Câmara.
O autarca adiantou que o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova vai fazer parte dos projetos-piloto de integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários a nível nacional.
Para o efeito, já foi colocada a cadeira de dentista e restantes equipamentos num espaço próprio, situado neste mesmo centro de saúde, para consultas de odontologia para todos os cidadãos de Idanha-a-Nova, num investimento de cerca de 20 mil euros.
A Câmara de Idanha-a-Nova adquiriu também equipamento de telemedicina, de modo a reforçar os serviços médicos de proximidade e facilitar a comunicação entre profissionais de diferentes unidades de saúde.
“Estes são investimentos que se enquadram na estratégia da Câmara Municipal para a área da saúde, que inclui, entre outros projetos, o Cartão Raiano Saúde 0-114, com a prestação de serviços médicos e de enfermagem gratuitos e de proximidade, várias especialidades médicas e respostas sociais”, conclui a nota.
LUSA/HN
0 Comments