Prematuridade: Camila conta a sua história nos corredores da Neonatologia do Hospital de Braga

18 de Novembro 2023

O Serviço de Neonatologia do Hospital de Braga, assinalou o Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro, com a inauguração de um mural, que retrata a história da bebé Camila, nos corredores da Neonatologia, com a presença do Conselho de Administração e dos profissionais do Serviço. 

Camila nasceu com 24 semanas, 800 gramas e 30.5cm, no dia 17 de agosto de 2022, e quando os pais, Andreia e Jorge, entraram no Serviço de Neonatologia do Hospital de Braga, “a esperança era muito curta, para uma bebé com esta idade e peso”, refere a mãe. “Quando cá entramos, não víamos testemunhos de nenhum bebé com apenas 24 semanas. Podermos estar aqui, hoje, a inaugurar este mural é um orgulho imenso.”, acrescenta Andreia, mãe de Camila.

Apelidada de ‘bebé milagre’ pela própria mãe, testemunhou, no decorrer da sessão, que “inicialmente era tudo muito assustador”, e que a ansiedade e medo tomaram conta do casal e familiares.  

O tempo amadureceu a forma como “lidava com os sons das máquinas, e com a intervenção dos profissionais de saúde junto dos bebés prematuros”, refere Andreia. O acompanhamento “foi sempre muito atencioso por parte de todos os profissionais. Aqui, criamos muitas amizades e sente-se um ambiente muito acolhedor, próximo e familiar”, que promove o bem-estar e conforto dos recém-pais presentes no internamento do Serviço.   

Camila cresceu saudável, brinca muito e é muito alegre. Visita, regularmente, o Serviço, para “dar força a quem cá está. Acreditem até ao fim e tenham fé”, aconselha Andreia. No mural, os pais deixaram uma mensagem de esperança para quem por ali passar, no futuro. Pode ler-se: ‘Choramos, desesperamos, mas acima de tudo lutamos e sorrimos pela nossa filha e pelas vitórias que íamos ultrapassando todos os dias. Nunca perdemos a fé e a esperança, e isso levou-nos ao melhor resultado que podíamos ter. Uma filha linda, lutadora e saudável’.  

NR/HP Braga

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviços de urgência a funcionar com limitações na próxima semana

Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

João Emílio Cardoso: “Há farmacêuticos residentes que estão a ser utilizados como força de trabalho”

As dificuldades sentidas pelos residentes farmacêuticos residentes são sobreponíveis às dos internos, quem o diz é o Membro da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR). Segundo João Emílio Cardoso, há locais onde estes profissionais “estão a ser utilizados como força de trabalho”. “Vemos com preocupação estas situações, até porque não temos, em Portugal, um corpo de farmacêuticos especialistas que possam suprir essas faltas”, afirmou. 

Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights