Anunciado vencedor do Prémio CNS

15 de Dezembro 2023

O CNS – Campus Neurológico atribuiu o Prémio CNS à Casa de Saúde da Idanha – Irmãs Hospitaleiras Idanha/Sintra, foi esta sexta-feira anunciado.

A Casa de Saúde da Idanha – Irmãs Hospitaleiras Idanha/Sintra ficou em primeiro lugar, distinguindo-se com a apresentação do projeto “Exercogs®”.

“Com este projeto pretendemos responder aos desafios da longevidade, nomeadamente ao nível da prevenção e reabilitação na demência. Consistiu na criação de jogos cognitivos para uma plataforma de realidade aumentada permitindo desta forma efetuar sessões terapêuticas inovadoras de promoção do envelhecimento ativo e prevenção/reabilitação na demência”, explica José Manuel Eusébio, Diretor Gerente na Casa de Saúde da Idanha – as Irmãs Hospitaleiras Idanha/Sintra.

Foram ainda distinguidos com menções honrosas Maria Catela, Mestre em Neuropsicologia Clínica pela Universidade Católica Portuguesa, com o projeto “Identificação de biomarcadores na saliva para o diagnóstico precoce e monitorização da doença de Parkinson”, e Bernardo Flôr-Rodrigues, Investigador da Universidade de Coimbra, pela apresentação do projeto “Potencial terapêutico do transplante fecal na Doença de Parkinson”.

Maria Catela, Mestre em Neuropsicologia Clínica subinha que “a identificação de biomarcadores na saliva é uma abordagem inovadora e promissora para o diagnóstico precoce e monitorização da doença de Parkinson. Este estudo fornecerá insights importantes sobre a patogénese da doença e poderá abrir caminho para o desenvolvimento de terapias personalizadas, possibilitando intervenções mais efetivas e precoces para retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”.

Já Bernardo Flor-Rodrigues, Investigador da Universidade de Coimbra, explica que “a Doença de Parkinson é uma patologia neurodegenerativa caracterizada pela morte de neurónios dopaminérgicos. A evidência científica tem demonstrado que determinadas doenças neurodegenerativas estão associadas a disbioses na microbiota intestinal, ou seja, na alteração da proporção de bactérias presentes no nicho intestinal, afetando, deste modo, o eixo cérebro-intestino”.

O prémio tem como objetivo estimular a população a criar iniciativas, projetos e trabalhos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights