Sudão: MSF anunciam a suspensão de todas as atividades médicas em Wad Madani

30 de Dezembro 2023

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou na sua página da rede social X (antigo Twitter) que suspendeu todas as atividades médicas em Wad Madani, no Sudão, devido à insegurança no local e por terem sido assaltados. 

Segundo o comunicado publicado na rede social, a 19 de dezembro a equipa dos MSF teve as suas instalações locais em Wad Madani, capital do estado de Al-Jazira, assaltadas e foram-lhe roubados dois carros.

Desta forma, “devido à deterioração da segurança nas últimas semanas, os MSF suspenderam todas as atividades médicas em Wad Madani e retiraram o seu pessoal para áreas mais seguras no Sudão e nos países vizinhos”, declarou a organização no comunicado.

Numa outra publicação na rede social X, a organização referiu estar preocupada com as pessoas em Wad Madani, que “têm um acesso muito limitado a cuidados de saúde e a medicamentos essenciais” e apelou ao grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) que proteja os civis da cidade e garanta o acesso seguro aos serviços de saúde, “respeitando a neutralidade das instalações médicas”.

Desde o dia 18 de dezembro que a cidade está nas mãos das RSF, que entraram em Wad Madani sem oposição após uma retirada surpresa das forças militares que defendiam a cidade.​​​​​​​

A guerra entre o exército e as RSF, que começou em abril, já causou pelo menos 12 mil mortos e mais de sete milhões de deslocados neste país da África Oriental, segundo as Nações Unidas.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights