Investigadores desenvolvem técnica de ultrassom que melhora a mobilidade dos espermatozoides em 266%

15 de Fevereiro 2024

Uma equipa de investigadores desenvolveu uma técnica de ultrassom não invasiva que aumenta a mobilidade dos espermatozoides em até 266%, um avanço que pode ajudar os médicos de fertilidade a melhorar os resultados dos tratamentos de reprodução assistida.

Os detalhes da técnica, desenhada por investigadores da Universidade Monash, Melbourne, Austrália, foram publicados esta quarta-feira na revista Science Advances.

A equipa projetou um dispositivo microfluídico especial que permite avaliar os espermatozoides individualmente – algo que não tinha sido feito antes – e então descobriu que a exposição ao ultrassom induzia o movimento dos espermatozoides imóveis e melhorava a velocidade dos espermatozoides que tinham baixa mobilidade.

Aumentar mobilidade dos espermatozoides significa melhorar a sua capacidade de se movimentar de forma autónoma, algo que pode melhorar consideravelmente as hipóteses de uma fertilização bem-sucedida sem o uso de outras técnicas mais invasivas e caras, como a injeção intracitoplasmática de espermatozoides, que é realizada durante a fertilização in vitro.

Existem também medicamentos que aumentam a mobilidade dos espermatozoides, como a pentoxifilina, mas o seu uso é muito limitado devido aos efeitos secundários potencialmente nocivos que provoca.

Recentemente, um estudo mostrou que o ultrassom pode melhorar a motilidade dos espermatozoides em humanos e touros, melhorando o metabolismo mitocondrial, mas tem sido difícil avaliar a eficácia desta técnica no nível unicelular.

Agora, a equipa da Monash University conseguiu desenvolver uma técnica que envolve o encapsulamento de espermatozoides em microgotículas para obter imagens destes.

Ao testá-la com espermatozoides imóveis e de baixa mobilidade, e expondo-os a ultrassonografia de alta frequência, os cientistas conseguiram mostrar que a técnica pode melhorar a sua mobilidade em até 266%.

Os investigadores descobriram que a técnica aumentou a velocidade dos espermatozoides móveis e ajudou 34% dos espermatozoides vivos e imóveis a tornarem-se móveis, o que associaram a mudanças na função mitocondrial.

“Estes resultados são promissores para a aplicação deste método mecanoterápico na reprodução assistida”, sublinharam os autores do estudo.

“Ser capaz de alterar a mobilidade pode potencialmente modificar a seleção do tipo de terapia e os resultados resultantes no sentido da aplicação de opções menos invasivas e mais acessíveis”, concluíram.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights