Endometriose associada a infertilidade, ansiedade e depressão

5 de Março 2024

A endometriose é uma causa reconhecida de infertilidade e está associada a alterações de humor, ansiedade e depressão, mas “é uma patologia altamente subdiagnosticada” e o diagnóstico pode levar até 8 anos.

Dores pélvicas e abdominais contínuas, desconforto ao urinar e a defecar, obstipação, sangue na urina e nas fezes, cansaço, desconforto durante ou após a prática de relações sexuais são alguns dos sintomas associados à endometriose. Esta é uma patologia que afeta mulheres em idade fértil e cujo diagnóstico, em Portugal, pode demorar até 8 anos.

A endometriose caracteriza-se pela presença de tecido similar ao endométrio em localização extrauterina e apresenta uma incidência de 1 em cada 10 mulheres. Devido à dor intensa que produz, esta patologia tem um grande impacto no desempenho das tarefas do dia a dia, uma vez que em diversos casos as doentes deixam de frequentar a escola, a universidade ou o trabalho, sendo que a dor pode aumentar durante o período menstrual.

Além disso, a endometriose é uma das causas reconhecidas de infertilidade, e também provoca alterações de humor, podendo levar a estados de ansiedade ou depressão.

Atualmente, existem diferentes opções terapêuticas, que vão desde a medicação analgésica, hormonal e contracetiva até, em casos mais graves, à intervenção cirúrgica. Em todas elas, o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida das mulheres que sofrem com esta patologia.

“A endometriose é uma patologia altamente subdiagnosticada”, explica Helder Ferreira, uma vez que, “por desconhecimento ou por se subestimarem os sintomas, muitas mulheres não consultam um médico, mesmo que a dor interfira na vida quotidiana. No entanto, com um diagnóstico precoce, é possível aumentar a qualidade de vida, bem como as suas possíveis consequências, como a infertilidade e atingimento de múltiplos órgãos como aparelho reprodutor e urinário, intestino, entre outros. De facto, com um tratamento adequado, 50% das mulheres conseguem engravidar espontaneamente.”

Os dados mais recentes demonstram que 62% das mulheres afirmam não ter tempo para cuidar da sua saúde. Ainda assim, em Portugal, estima-se que cerca de 350.000 mulheres têm endometriose. Perante esta realidade “é fundamental promover a educação para as doenças ginecológicas, como a endometriose, para que as doentes saibam quando devem procurar ajuda especializada”, refere Helder Ferreira.

Neste sentido, a Medtronic desenvolveu a ”Women Like Me”, uma plataforma que tem como principal objetivo garantir que as mulheres estão totalmente informadas sobre estas patologias e que compreendem os seus sintomas, o impacto que estas podem ter na qualidade de vida e as opções de tratamento que têm disponíveis.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights