OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

28 de Março 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

A nova rede, chamada CoViNet, expande a rede de laboratórios de referência da OMS para o SARS-CoV-2 (coronavírus na origem da pandemia da covid-19) que foi estabelecida em janeiro de 2020.

Segundo um comunicado da OMS, a CoViNet inclui, atualmente, 36 laboratórios de 21 países das seis regiões da organização – Europa, Américas, África, Sudeste da Ásia, Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental.

Representantes dos laboratórios estiveram quarta e na terça-feira reunidos em Genebra, na Suíça, para finalizar um plano de ação para 2024-2025 que permita aos Estados-membros da OMS estarem mais bem preparados para a deteção precoce, avaliação de riscos e resposta aos desafios de saúde relacionados com os coronavírus.

Os dados gerados pela CoViNet irão orientar o trabalho dos grupos técnicos da OMS sobre evolução de vírus e composição de vacinas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights