Centro de saúde de Fernão de Magalhães em Coimbra reabre

1 de Abril 2024

O centro de saúde de Fernão de Magalhães, em Coimbra, reabre ao público nas novas instalações, em 01 de abril, assim como duas novas unidades de saúde familiar em Cantanhede, informou a Unidade Local de Saúde de Coimbra.

Em comunicado, o gabinete de comunicação da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULSC) dá conta de que também a partir de hoje, esta unidade de saúde passa a contar com 29 Unidades de Saúde Familiar (USF) de Modelo B, mais 19 desde o início do ano.

Estas unidades de Modelo B, tal como explicado no site do Governo, “são constituídas por equipas de médicos, enfermeiros e secretários clínicos que contratualizam com os respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde a resposta a prestar a uma determinada população, que fica assim com acesso a médico e enfermeiro de família”.

Explica também que “estas unidades têm um modelo de pagamento por desempenho com incentivos, mediante a produtividade”, razão pela qual está previsto um “investimento superior a 10 milhões de euros anuais” nas novas 19 USF modelo B, com “melhores remunerações para os profissionais de saúde de acordo com o desempenho assistencial”.

Segundo a ULSC, o centro de saúde de Fernão de Magalhães “esteve parcialmente encerrado a semana passada para fazer a transição dos cuidados de saúde programados para as novas instalações”.

Acrescenta que esta unidade serve cerca de 30 mil utentes, acolhendo uma Unidade de Saúde Familiar (USF): a USF Coimbra Centro, uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e uma Unidade de Cuidados na Comunidade.

Por outro lado, a criação das duas novas USF em Cantanhede (Bairrada e Terras de Cantanhede) “irá permitir atribuir médico de família a cerca de mais três mil utentes no Concelho de Cantanhede”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights