Doentes crónicos exigem cuidados de saúde mais acessíveis

6 de Abril 2024

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se comemora este domingo, a Plataforma Saúde em Diálogo faz um apelo urgente à igualdade de direitos e de acesso a cuidados de saúde para os doentes crónicos.

 

“Milhões de doentes crónicos em Portugal esperam há anos por um quadro legal que assegure uma maior equidade no tratamento das suas doenças, ou seja, o acesso aos mesmos direitos e benefícios, independentemente da doença que apresentam ou até da sua condição socioeconómica e origem geográfica”, lê-se no comunicado

De acordo com a OCDE (2021), em Portugal, cerca de quatro milhões de portugueses têm pelo menos uma doença crónica, uma proporção superior à média da UE (36%), sendo maior a prevalência nos adultos portugueses com menores rendimentos, o que torna essencial uma estratégia de saúde integrada, justa e acessível a todos os cidadãos.

O presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Jaime Melancia, declara que ‘’é urgente que se defina legalmente o que é uma doença crónica e que se estabeleça o tão aguardado Estatuto Jurídico do Doente Crónico, de forma a garantir que todas as doenças crónicas têm o mesmo tratamento de base, bem como igualdade de direitos e melhor articulação entre os diferentes níveis de cuidados para todos os doentes crónicos, terminando com as iniquidades de acesso mediante o tipo de doença associada”.

‘’Portugal continua a registar sérios desequilíbrios geográficos e socioeconómicos que comprometem a equidade no acesso aos cuidados de saúde por parte da população’’, acrescenta.

Os especialistas defendem que é fulcral garantir um acesso mais eficaz a medicamentos inovadores que podem “fazer a diferença na vida dos doentes, em particular dos doentes oncológicos ou que padecem de uma doença autoimune ou rara. Isto só será possível com a convergência de esforços entre todos os agentes da cadeia do medicamento, deste as autoridades de saúde, aos investigadores, médicos, passando pela indústria farmacêutica e pela participação dos próprios doentes, cuja experiência de vida com a doença não pode ser ignorada.”

A criação de um registo único de dados em saúde que permita a cada utente ter acesso ao seu historial clínico “é também uma ambição de todos aqueles que vivem com doença, mas também dos profissionais de saúde. É urgente a centralização da informação clínica da população num único banco de dados, transversal às várias unidades de prestação de cuidados de saúde, tanto no SNS como no setor privado e social (hospitais, centros de saúde, clínicas, farmácias). Isto agilizará o acesso ao tratamento, gerando evidência em saúde e garantindo uma poupança efetiva de custos e recursos ao Serviço Nacional de Saúde, ao evitar a duplicação de exames e tratamentos.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights