Brasil ultrapassa a marca de três milhões de casos de dengue em 2024

11 de Abril 2024

O Brasil ultrapassou a marca de três milhões de casos de dengue em pouco menos de três meses e meio, naquela que já era a pior epidemia de dengue da sua história.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde do país há 3.062.181 casos prováveis de dengue, com uma taxa de incidência histórica de 1.508 contágios por cada 100 mil habitantes.

Em meados de março, o Brasil ultrapassou o número recorde de casos registados em todo o ano 2023 (1,65 milhões).

Em pouco mais de 20 dias o país contabilizou cerca de um milhão de casos. Ainda assim a taxa de infeção começou a cair e a estabilizar na grande maioria dos estados do país.

O Brasil registou 1.256 mortes, também um novo máximo anual para o país que tem quase metade do território em emergência, para além de 1.857 mortes em investigação.

As mortes causadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti este ano quase triplicaram em relação ao mesmo período do ano passado (388).

O Ministério da Saúde admitiu, em fevereiro, que o Brasil possa terminar este ano com um recorde de 4,2 milhões de casos, apesar de a maioria dos estados brasileiros já ter ultrapassado o pico da doença e começar a registar um abrandamento dos casos.

Até à data, onze estados declararam o estado de emergência, incluindo os estados mais populosos do Brasil (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).

A atual epidemia é atribuída aos efeitos do fenómeno meteorológico El Niño, que fez subir as temperaturas e aumentou as chuvas em todo o país, fatores que contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue pelo sistema público de saúde, embora o baixo número de doses disponíveis tenha limitado a sua aplicação apenas a crianças e adolescentes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights