Ordem dos Médicos adverte que reforma das ULS “coloca em risco” formação médica

13 de Abril 2024

A Ordem dos Médicos (OM) advertiu hoje que a reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS) "coloca em risco" a formação dos médicos internos, em particular em medicina geral e familiar e em saúde pública.

Segundo a OM, “o modo como as competências das Administrações Regionais de Saúde (ARS) estão a ser transferidas para as ULS conduziu a um vazio organizacional nas estruturas do internato médico, com maior impacto em medicina geral e familiar e em saúde pública”.

“Esta é uma situação grave que exige uma solução imediata, pois coloca em risco a formação destes médicos internos, de algumas das especialidades com maiores necessidades no país”, avisa o bastonário da OM, Carlos Cortes, citado em comunicado, sustentando que “a passagem de competências das ARS para as ULS foi mal feita, mal preparada e realizada de forma descoordenada”.

De acordo com a Ordem dos Médicos, as sete coordenações de internato regionais devem ser preservadas, “com o atual perfil funcional e acima das ULS”, uma vez que lhes compete assegurar “a aplicação dos programas de formação, em articulação com os outros órgãos do internato médico”.

A OM defende que os diretores de internato locais de medicina geral e familiar e saúde pública “continuem a ser nomeados por proposta das coordenações de internato, à semelhança do que ocorre atualmente”.

Revelando-se ainda “disponível para colaborar com a tutela e com os órgãos do internato para evitar a desestruturação do internato destas especialidades num momento de elevada carência” de médicos de família e de saúde pública.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights