PS/Açores quer dados atualizados sobre doenças oncológicas

16 de Abril 2024

O deputado socialista Berto Messias solicitou ao Governo dos Açores dados atualizados sobre a incidência de doenças oncológicas na região, com informação detalhada por concelho.

Na sequência de um requerimento entregue na mesa da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o parlamentar considera ser “fundamental ter esses dados atualizados, até ao final do ano de 2023, com uma sistematização da informação por concelho”.

O deputado da oposição quer “perceber se existe algum desvio do padrão sobre a incidência de cancro com base no local em que essa doença se manifesta”.

“Além disso, é também fundamental que tenhamos uma informação permanente e atualizada destes dados, de forma a que seja mais fácil planificar as políticas públicas de prevenção deste tipo de doenças que, infelizmente, são um dos grandes flagelos dos tempos modernos”, afirma o deputado, citado em nota de imprensa.

Berto Messias considera ser “fundamental ter acesso urgente a esses dados, de forma a que seja possível uma abordagem mais informada sobre este problema para que possam ser tomadas medidas com base nessa informação”.

“Cada ilha e até cada concelho tem contextos diferentes e não padronizados que podem originar dinâmicas de incidência diferentes”, acrescenta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Iscte e Trofa Saúde Lançam Programa Inovador de Liderança

O Iscte Executive Education e o Grupo Trofa Saúde uniram forças para criar o “Programa de Liderança em Saúde”, uma formação inovadora que capacita líderes do setor com competências avançadas em gestão, comunicação e resolução de problemas, refletindo desafios reais.

Enfermeiros açorianos: dívida histórica resolvida

Foi assinado hoje, em Angra do Heroísmo, um acordo histórico que assegura o pagamento de retroativos e reposicionamentos remuneratórios aos Enfermeiros da Região Autónoma dos Açores, encerrando uma dívida de 14 anos. A Ordem dos Enfermeiros desempenhou papel decisivo neste processo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights