Na sequência de um requerimento entregue na mesa da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o parlamentar considera ser “fundamental ter esses dados atualizados, até ao final do ano de 2023, com uma sistematização da informação por concelho”.
O deputado da oposição quer “perceber se existe algum desvio do padrão sobre a incidência de cancro com base no local em que essa doença se manifesta”.
“Além disso, é também fundamental que tenhamos uma informação permanente e atualizada destes dados, de forma a que seja mais fácil planificar as políticas públicas de prevenção deste tipo de doenças que, infelizmente, são um dos grandes flagelos dos tempos modernos”, afirma o deputado, citado em nota de imprensa.
Berto Messias considera ser “fundamental ter acesso urgente a esses dados, de forma a que seja possível uma abordagem mais informada sobre este problema para que possam ser tomadas medidas com base nessa informação”.
“Cada ilha e até cada concelho tem contextos diferentes e não padronizados que podem originar dinâmicas de incidência diferentes”, acrescenta.
LUSA/HN
0 Comments