Sindicatos dos enfermeiros desconvocam greve para setores privado e social

18 de Abril 2024

Os cinco sindicatos dos enfermeiros decidiram desconvocar a greve para os setores privado e social. Mantém-se em vigor, no entanto, o pré-aviso de greve para o Serviço Nacional de Saúde.

“Esta é uma decisão adotada após a ponderação feita pelas cinco estruturas sindicais no decurso de uma primeira ronda negocial com os parceiros sociais do setor Privado e Social e durante a qual foi manifestada a disponibilidade, por parte dessas instituições, em abrir uma mesa de negociações”, explica o Sindicato dos Enfermeiros, o Sindicato Independente Profissionais Enfermagem, o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal, o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos e o Sindicato Nacional dos Enfermeiros.

No mesmo comunicado de imprensa, os sindicatos aproveitaram para saudar que tanto a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada como os parceiros do setor social tenham disponibilizado já uma calendarização para a negociação e apresentado propostas que visam alcançar alguns dos objetivos das cinco estruturas sindicais. “Nomeadamente a revisão da tabela salarial e a vontade de negociar um Contrato Coletivo de Trabalho para os dois setores.”

A greve estava agendada para os dias 26, 29 e 30 de abril e 2 e 3 de maio.

No setor público, no entanto, mantém-se em vigor o pré-aviso de greve, “cabendo, atualmente, ao Ministério da Saúde dar mostras claras e inequívocas da real motivação para a negociação com os enfermeiros”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Obra de 2,8 ME no Centro de Saúde de Valença concluída em 2026

A reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença por mais de 2,8 milhões de euros arrancou na terça-feira e deve ficar concluída daqui a um ano, revelou hoje a autarquia. O investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o prazo de execução é de 365 dias, disse, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Médio Oriente: Hamas pede para população se afastar de “armadilhas mortais”

O grupo islamita palestiniano Hamas pediu hoje à população da Faixa de Gaza para se afastar de pontos de entrega de ajuda humanitárias que considera “armadilhas mortais”. Segundo o Hamas, os pontos de distribuição de alimentos e de ajuda humanitária de emergência têm sido alvo de disparos que já provocaram a morte a mais de 300 pessoas nas últimas três semanas.  

O que leva algumas mães à depressão perinatal?

Tristeza persistente, fadiga, alterações no sono e apetite ou perda de interesse são sintomas frequentes das mães que sofrem de depressão perinatal. Como evoluem estes sintomas ao longo do tempo? Estudo pioneiro seguiu a trajetória de mães com esta condição e concluiu que a sensibilidade elevada a estímulos internos e externos pode aumentar o risco de depressão, enquanto o apoio do parceiro na gravidez tem um efeito protetor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights