Nutricionistas defendem comparticipação de nutrição por sonda

24 de Abril 2024

A Ordem dos Nutricionistas defendeu esta quarta-feira a comparticipação de nutrição por sonda em regime de ambulatório, depois de ter sido acolhida favoravelmente por todos os partidos políticos na terça-feira em debate no parlamento.

“A Ordem dos Nutricionistas defende a comparticipação de nutrição entérica e parentérica em regime de ambulatório, como forma de combate à desnutrição, suas implicações para a saúde e consequências económicas para o país”, lê-se num comunicado.

De acordo com a bastonária Liliana Santos, citada no comunicado, é “urgente a materialização da comparticipação”, por forma a “permitir cuidados de saúde acessíveis a toda a população, não marginalizando os cidadãos com menos recursos a uma condição desigual”.

“A Ordem dos Nutricionistas considera pertinente que se dê um sinal firme de compromisso com as melhores práticas internacionais, colocando-se ao lado da aprovação de um diploma o mais abrangente possível, julgando igualmente que este é o momento certo para o efeito”, salienta.

O organismo sustenta que com o “aumento da prevalência da desnutrição e do número de doentes, é fundamental a melhoria dos cuidados nutricionais disponíveis, garantindo uma intervenção nutricional precoce e efetiva dos doentes em risco nutricional ou desnutridos”.

“A desnutrição constitui uma das causas de readmissão hospitalar, com custos associados para a saúde e para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. Os cuidados nutricionais são um direito, que deve ser reconhecido de forma urgente e responsável, integrados como parte do tratamento e da terapêutica instituídos”, observa.

Na terça-feira, todos os partidos políticos manifestaram-se a favor da comparticipação de suplementos alimentares para pessoas com doença de Crohn.

Na base da discussão no parlamento esteve a petição sobre a comparticipação da dieta completa em pó Modulen IBD para pessoas com doença de Crohn, que deu entrada na Assembleia da República em 21 de novembro de 2022, com 10.510 assinaturas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights