Etiópia declara situação de emergência para travar cólera em território difícil

28 de Abril 2024

As autoridades regionais de Amhara, no norte da Etiópia, declararam uma situação de emergência para conter um possível novo surto de cólera num território altamente conflituoso, afetado nas últimas semanas por chuvas sazonais torrenciais.

O diretor-geral do Instituto de Saúde Pública de Amhara, Belay Bezabhi, confirmou o lançamento de uma operação para evitar a repetição da epidemia que ocorreu há dois anos e causou a morte de pelo menos 70 pessoas e infetou 3.800.

“Estamos a envidar todos os esforços para evitar que este possível surto se propague aos campos de deslocados internos”, disse numa conferência de imprensa, noticiada pelo Addis Standard.

Dados recentes divulgados pelo Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) revelam mais de 29.800 casos de cólera e mais de 400 mortes registadas em dez regiões da Etiópia entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, com surtos particularmente graves nas regiões de Amhara, Oromia e Somali.

Recorde-se que Amhara é também palco de combates entre o exército e as milícias Fano, o que dificulta muito o acesso das equipas à zona.

LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights