Urgência obstétrica e ginecológica do Hospital de Almada encerrada no próximo fim de semana

17 de Maio 2024

A urgência obstétrica e ginecológica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que deveria estar a funcionar no próximo fim de semana, vai estar encerrada “por motivos de força maior”, anunciou hoje a Unidade de Saúde Local.

A Unidade de Saúde Local Almada Seixal (ULSAS), no distrito de Setúbal, fez o anúncio na sua página na rede social Facebook, sem adiantar mais pormenores.

Contudo, questionada pela agência Lusa, a ULSAS explicou que os “motivos de força maior” prendem-se com a impossibilidade de completar a equipa médica.

No início do mês, a ULSAS indicou que, em maio, o serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia do hospital Garcia de Orta apenas atenderia no período noturno (entre as 20:00 e as 08:00) mulheres que estivessem referenciadas, de acordo com uma Deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

Esta situação mantém-se tal como estava planeado.

A urgência permaneceria também encerrada aos fins de semana (das 08:00 de sábado às 08:00 de segunda-feira), como já era hábito, à exceção do terceiro fim de semana de maio (18 e 19 de maio), em que estaria a funcionar em pleno.

No entanto, hoje, a ULSAS anunciou que neste fim de semana também estará encerrada.

Em 30 de abril, a DE-SNS demissionária publicou uma nota na sua página a anunciar que tinha decidido manter, na globalidade, até 31 de maio, o esquema de funcionamento dos Serviços de Urgência de Ginecologia/Obstetricia que vigorou até ao primeiro trimestre do ano.

“Face à complexidade técnica associada às alterações propostas e à necessidade da sua avaliação detalhada pela tutela num contexto de transição da liderança da Direção Executiva do SNS, considera-se, mais uma vez, avisada a manutenção temporária do modelo em vigor, durante o mês de maio”, lê-se na nota da direção executiva.

De acordo com a nota, haveria, no entanto, “alterações pontuais e inadiáveis referentes às instituições situadas na Península de Setúbal, até existir uma decisão estratégica sobre o futuro deste modelo de funcionamento”.

A informação divulgada pela DE-SNS não elencava, desta vez, o esquema de funcionamento das urgências de obstetrícia a nível nacional, pedindo às grávidas que “contactem sempre o SNS 24 ou o INEM (em caso de urgência/emergência), de forma a poderem ser orientadas com segurança para o bloco de partos mais próximo, que possua capacidade de resposta adequada à sua condição clínica”.

Em 23 de abril, o diretor executivo do SNS anunciou a sua demissão, em conjunto com a sua equipa, alegando não querer ser obstáculo ao Governo nas políticas e nas medidas que considere necessárias.

Um dia depois, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, aceitou a demissão salientando que a cessação de mandato será efetivada com a entrega de um relatório da atividade e do ponto da situação da direção executiva do SNS no prazo de 60 dias.

A Direção Executiva iniciou a sua atividade em 01 de janeiro de 2023, na sequência do novo Estatuto do SNS proposto ainda pela então ministra Marta Temido, com o objetivo de coordenar a resposta assistencial de todas as unidades do SNS e de modernizar a sua gestão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Diabetes: O Peso Silencioso na Mente

Mais de metade das pessoas com diabetes em Portugal sente que a doença afeta significativamente o seu bem-estar emocional. Um estudo revela um impacto mental profundo, com dois terços dos inquiridos a reportarem ansiedade. O sentimento de isolamento e a discriminação são realidades para muitos, agravando um quotidiano já de si complexo

Depressão Precoce e Risco de Suicídio: Estudo Revela Marcadores Genéticos Distintos

Um estudo internacional publicado na Nature Genetics identificou diferenças genéticas significativas entre a depressão de início precoce e a tardia. A investigação, que analisou dados de mais de meio milhão de pessoas, conclui que a forma da doença que surge antes dos 25 anos tem uma carga hereditária mais forte e está associada a um risco consideravelmente elevado de tentativas de suicídio, abrindo caminho a abordagens de medicina personalizada

PS de Gaia acusa Ministério da Saúde de desinvestir em pediatria local

A secção do PS em Vila Nova de Gaia acusou esta sexta-feira o Governo de planear a desclassificação da pediatria e da cirurgia pediátrica na ULS local. Os socialistas consideram a intenção inaceitável, alertando que obrigará milhares de utentes a deslocações ao Porto, com custos acrescidos e perda de qualidade no atendimento, saturando outros hospitais

Novo método permite localizar microplásticos em tecido humano sem o destruir

Investigadores da Universidade Médica de Viena desenvolveram um novo método que localiza microplásticos no interior de tecidos humanos sem os destruir. A técnica OPTIR identifica quimicamente partículas e preserva a estrutura do tecido, permitindo correlacionar a sua presença com alterações patológicas. O avanço técnico, já testado em amostras de cólon humano, pode impulsionar a investigação sobre os efeitos dos plásticos na saúde

Agricultor belga transforma adversidade em sorrisos com quinta multifuncional

Dois acidentes graves forçaram Marc De Boey e a mulher a repensar a sua quinta pecuária na Bélgica. Com assessoria especializada, converteram o negócio num caso de sucesso: uma exploração multifuncional com produção própria de gelados, visitas e uma cooperativa que junta onze produtores locais, demonstrando a viabilidade de novos modelos rurais

Proteína Vegetal nas Escolas Pode Reduzir Impacto Ambiental em 50%

Um estudo liderado pela Universitat Oberta de Catalunya, em colaboração com o ISGlobal e a ASPCAT, concluiu que as sucessivas atualizações das diretrizes para ementas escolares na Catalunha diminuíram o impacto ambiental das refeições em 40% desde 2005. A substituição de proteína animal por leguminosas e cereais diversificados pode levar a uma redução de até 50%, sem comprometer o valor nutricional

Ar inviável no Baixo Vouga após ultrapassagem do limiar de ozono

A estação de medição de Estarreja registou uma concentração horária de ozono de 184 µg/m³, ultrapassando o limiar de informação à população. A CCDR Centro emitiu um alerta para os residentes de 48 concelhos, recomendando que evitem esforços físicos intensos ao ar livre e contactos com produtos irritantes, devido aos riscos para a saúde

Medicina Preventiva Reúne Especialistas Ibéricos na Guarda

A cidade da Guarda acolheu a terceira edição do Encontro Ibérico de Medicina Preventiva, nos dias 6 e 7 de novembro. O evento juntou cerca de 500 participantes e recebeu 174 trabalhos científicos, num fórum dedicado a debater a prevenção da doença e a promoção de estilos de vida mais saudáveis, com destaque para a colaboração transfronteiriça

Modelos de Cancro Colorretal em Ratos Espelham com Precisão a Doença Humana

Investigadores recorrem a modelos de xenotransplante derivados do doente, nos quais fragmentos de tumores humanos são implantados em roedores, para desvendar os intricados mecanismos do cancro colorretal. Estes modelos, que conservam a complexidade do tumor original, estão a abrir caminhos mais fiáveis para testar a eficácia de novos fármacos e compreender a resistência às terapias, superando as limitações dos tradicionais cultivos de células. O seu uso promete acelerar a chegada de tratamentos mais personalizados aos doentes

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights