Ministra diz que acréscimo de utentes criou desequilíbrio entre oferta e procura no SNS

31 de Maio 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que o acréscimo de utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) criou um desequilíbrio entre a oferta e a procura que não foi resolvido pelos sucessivos governos

“Deram entrada no nosso país muitas pessoas, vindas de vários países e continentes, nem todas contabilizadas, mas cujo numero é no sentido crescente” e “num curto espaço de tempo, a procura de serviços de saúde cresceu de forma não calculada e sem planeamento de oferta que o garanta”, afirmou Ana Paula Martins, durante a sessão de abertura do Cascais International Health Forum, promovido pelo Fórum Saúde XXI.

Para a ministra, “em simultâneo, vários foram os paradigmas que se alteraram e que em muito contribuíram para o desajuste grave entre a procura e a oferta, entre as expectativas dos cidadãos e a resposta do Estado e do Ministério da Saúde, situações mais agravadas nos anos mais recentes”.

“Ficámos para trás no digital, no planeamento dos recursos humanos e numa política para as profissões, fomos esquecendo a demografia, a saúde mental e as demências e reduzindo a importância da saúde pública na organização dos serviços de saúde, apesar do discurso político”, salientou a governante.

Nesse sentido, “confrontado com esta falência do nosso SNS; decidiu o governo apresentar e aprovar um programa para a saúde para o curto e médio prazo e que é um investimento”, disse, prometendo não apenas manter o sistema, mas “investir e valorizar o SNS”.

Ana Paula Martins afirmou que o plano de emergência apresentado na quarta-feira visa dar “resposta às questões mais relevantes para os nossos cidadãos” na área da saúde.

“Muitos dizem e dirão que não é inovador, que é mais do mesmo, que pretende matar o SNS, que é só um ‘powerpoint’, mas isso não nos demove”, comentou a governante que, no entanto, reafirmou a abertura do executivo a introduzir melhorias no plano.

A ministra disse que se trata de “um plano calendarizado no tempo e dotado de métricas que permitam avaliar a sua execução”.

“Neste momento em que estamos a falar, a linha SNS Grávida já está pronta a arrancar. O OncoStop 2024 já operou mais de 1.200 doentes e o plano para que as urgências possam efetivamente responder aos que delas verdadeiramente precisam já está em marcha com os centros de atendimento clínico em Lisboa e no Porto”, disse.

Além disso, “as ULS modelo C têm já legislação preparada e, ouvidos os agentes, avançarão nas próximas semanas para concretização, numa primeira fase em regime experimental”, acrescentou, salientando que caberá ao diretor do SNS o papel de fazer cumprir o plano.

“Será a direção-executiva [do SNS] a ter a missão de monitorizar e acompanhar a execução do plano de emergência” , com um “modelo de desenvolvimento em articulação com as mais de 40 unidades prestadoras de cuidados de saúde do SNS, no sentido de promover um ambiente real de funcionamento em rede e potenciador da capacidade instalada”, disse Ana Paula Martins.

Caberá à estrutura apresentar “relatórios de gestão do plano bimestrais com análise da situação e propostas de melhoria”, acrescentou.

Presente na cerimónia, o antigo ministro da saúde Adalberto Campos Fernandes (PS) saudou a ministra, de quem é amigo pessoal, embora “em planos políticos diferentes”.

“Desejo para ela que faça o que eu não consegui fazer e os meus antecessores”, porque o “sucesso da saúde de um país é o sucesso da vida das pessoas”, disse o antigo ministro.

Campos Fernandes apresentou também a Ana Paula Martins um “voto de resistência e resiliência”, porque “o maior problema que existe nas sociedades contemporâneas é quando alguém que tenta resolver problemas”.

“Sirva o Estado, a republica e o povo português”, afirmou ainda.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights