Técnicos de emergência médica lamentam omissão de cuidados pré-hospitalares de plano

1 de Junho 2024

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) lamentou hoje a omissão dos cuidados pré-hospitalares do plano de emergência para a Saúde, uma área que considera carecer de "medidas profundas de reestruturação".

01″Entendemos que ignorar esta área essencial ao SNS [Serviço Nacional de Saúde] (…) parece-nos uma tentativa de omissão para os problemas deste serviço crítico que assume um papel fundamental na vida dos portugueses”, refere a ANTEM numa nota à imprensa.

Para a associação, a área dos cuidados pré-hospitalares “carece de medidas profundas de reestruturação e também de um plano de emergência com medidas concretas e urgentes”.

O Governo apresentou na quarta-feira um plano de emergência para a Saúde com medidas para vigorar até 2025 em resposta ao estado que considerou preocupante do setor.

Entre as medidas contam-se a criação de centros de atendimento clínico, para atender situações agudas de menor complexidade e urgência, e 20 unidades de saúde familiar para 180 mil utentes, a atribuição de incentivos para cirurgias oncológicas e um canal de atendimento direto para grávidas.

A ANTEM esperava que entre essas medidas constasse a criação de “uma carreira extensiva a todos os prestadores” de cuidados médicos pré-hospitalares.

Na nota, a Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica manifesta a sua incompreensão pela “indisponibilidade do SNS em restruturar um sistema que falha desde logo pelos atrasos na resposta e pela embaraçosa assimetria do litoral para o interior”.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights