Autarca de Tondela pede audiência a ministra sobre falhas na urgência hospitalar

25 de Junho 2024

A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, pediu uma audiência à ministra da Saúde para falar das falhas que se têm verificado no funcionamento da urgência do Hospital Cândido de Figueiredo.

Durante a reunião pública do executivo municipal realizada hoje, Carla Antunes Borges disse que, já há “algum tempo”, o assunto tem sido abordado com a administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões, que integra o Hospital Cândido de Figueiredo.

“Temos vindo, junto da administração da ULS Viseu Dão Lafões, a dar nota das nossas preocupações relativamente ao funcionamento da urgência de Tondela, funcionamento esse que cada vez estava a ser mais pressionado por força dos planos de contingência da urgência do hospital de Viseu e agora também mais recentemente pelo encerramento noturno da urgência de pediatria [desde 01 de junho]”, afirmou.

Por estar preocupada com o que se tem passado nos serviços de urgência, quer de Tondela, quer de Viseu, a autarca social-democrata pediu audiências à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e também ao conselho de administração da ULS Viseu Dão Lafões, que está demissionário.

A última já se realizou, mas Carla Antunes Borges disse continuar preocupada, uma vez que, “de uma forma até estranha e até surpreendente, só agora, após as várias reuniões que houve ao longo destes anos com o conselho de administração é que, pela primeira”, foi referido que “o que se passa com as urgências é um problema sistémico”.

“Preocupamo-nos de uma forma profunda com o funcionamento das urgências de Tondela, entendemos que há necessidade de olhar para aquele serviço e encontrar soluções de maneira que os nossos cidadãos e todos os utentes daquela unidade hospitalar possam ser atendidos com acompanhamento profissional e dando resposta às suas necessidades de saúde”, frisou a autarca.

Durante a reunião de câmara, Carla Antunes Borges avançou que estão a ser desenvolvidos trabalhos para mudar a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tondela para os contentores instalados junto ao Pavilhão Municipal, para que o atual edifício do centro de saúde possa ser requalificado.

Os trabalhos estão orçados em 1,7 milhões de euros e são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights