Apoios financeiros, creche e redução do IMI: ULS de Coimbra apresenta medidas para atrair médicos de família recém-especialistas

18 de Julho 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra apresentou ontem, dia 17 de julho, numa reunião que juntou Conselho de Administração, autarcas e médicos, os pacotes regionais e municipais de medidas de atração e retenção para médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF).

Cada autarquia apresentou as suas medidas, que vão desde ajudas em despesas de alojamento e deslocação, apoios à fixação de famílias e criação de programas de capacitação para apoiar projetos de investigação e desenvolvimento.

Entre as várias medidas previstas, nos diferentes municípios, destacam-se: apoios financeiros e contrapartidas, até ao limite anual do valor equivalente à remuneração base mensal do profissional de saúde, para custear despesas associadas à habitação, comunicações, mobilidade e formação; apoios aos profissionais com filhos ou ascendentes a cargo, nas áreas da assistência social, creche, apoio escolar, acesso a equipamentos municipais e educação; redução/isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para construção, beneficiação ou remodelação de habitação própria e permanente; ou apoios para bolsa de estudos e/ou projetos de investigação.

A reunião decorreu nos Hospitais da Universidade de Coimbra e contou com a participação de autarquias da CIM da Região de Coimbra e da CIM da Região de Leiria. Durante a reunião, todos os autarcas presentes reconheceram a “grande importância dos médicos de família, numa lógia de prestação de cuidados diferenciados em proximidade às populações”, frisando a sua disponibilidade para “ouvir as necessidades dos recém-especialistas e trabalhar para responder às suas expectativas”, informa o comunicado enviado aos jornalistas.

Jorge Brito, Secretário da Comunidade intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, manifestou o seu desejo de que os médicos recém-especialistas a quem hoje foi apresentado os vários incentivos possam “trabalhar na Região Centro, uma das melhores regiões do país para viver e trabalhar”.

“Registando-se a necessidade de manter a mobilização e fixação de médicos nos vários municípios de abrangência da ULS de Coimbra, estamos a trabalhar para salvaguardar condições de coesão e atratividade no recrutamento e colocação de médicos nos centros de saúde da nossa Unidade Local de Saúde”, destaca Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, acrescentando que a unidade está a trabalhar para “assegurar a organização dos recursos humanos, financeiros e materiais, de forma a cumprir aquela que é a sua missão: prestar cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, para melhorar a saúde e bem-estar da sua comunidade”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights