Fnam exige negociação “séria e competente”e avisa que a luta irá continuar

23 de Julho 2024

A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), Joana Bordalo e Sá, exigiu uma “negociação séria e competente”, avisando que a luta irá continuar para além dos dois dias de greve iniciados hoje, caso o “grito de alerta” não seja ouvido.

“Não vamos entrar numa guerra de números, mas certamente haverá consultas e cirurgias programadas adiadas e todo o transtorno causado por isto é responsabilidade do Ministério da Saúde, liderado por Ana Paula Martins, que nada fez para negociar conosco”, declarou Joana Bordalo e Sá à Lusa.

À porta do Hospital de São João, no Porto, onde dezenas de médicos se começam a concentrar e se aguarda a chegada de um autocarro com profissionais do distrito de Viana do Castelo, Joana Bordalo e Sá afirmou que a FNAM “não foi contactada pelo Governo recentemente”, acusando o Governo de ser “intransigente”.

“Se este nosso grito de alerta não for ouvido e se o Ministério da Saúde não tiver essa razoabilidade e bom senso, a FNAM terá de continuar a lutar, porque nós não desistimos de defender os 31.000 médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), dos quais 10.000 são internos, e sobretudo um SNS com médicos”, reforçou.

Ainda sem números de adesão à greve, mas com expectativas “muito altas”, Joana Bordalo e Sá reiterou que cabe ao Governo decidir “se quer finalmente negociar de forma séria ou se quer ter um SNS a ruir”.

“Queremos arrancar com uma negociação séria, competente e que sirva a população. Há uma grande revolta na classe médica tendo em conta toda a intransigência do Governo (…). Obviamente que uma greve tem efeitos que ninguém quer ver”, completou.

Entre as reivindicações da FNAM estão a reposição do período normal de trabalho semanal de 35 horas, a atualização da grelha salarial, a integração dos médicos internos na categoria de ingresso na carreira médica, e a reposição dos 25 dias úteis de férias por ano, com cinco dias suplementares de férias se gozadas fora da época alta.

A FNAM tem hoje concentrações agendadas no Porto, junto ao Hospital de São João, em Coimbra, no Hospital Geral dos Covões, e em Lisboa, em frente ao Hospital de Santa Maria.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights