Centro de Atendimento Clínico do Hospital da Prelada no Porto arranca segunda-feira

17 de Agosto 2024

O Centro de Atendimento Clínico do Hospital da Prelada (CAC), no Porto, arranca segunda-feira com capacidade para atender mais de 200 casos por dia e aliviar as urgências hospitalares, disse hoje à Lusa o provedor da Misericórdia daquele concelho.

Em declarações à Lusa, António Tavares, responsável pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, entidade à qual pertence aquela unidade de saúde, explicou que o objetivo do CAC é “desviar das urgências dos hospitais” os casos menos urgentes.

“Ali vamos receber as pulseiras azuis e verdes, aquelas que são consideradas casos não urgentes e que nos serão encaminhadas pelo Centro Hospitalar da Universidade do Porto e pelo Centro Hospitalar e Universitário do São João e ainda pela Linha SNS24, disse.

O CAC do Hospital da Prelada, disse, abre segunda-feira às 08:00 e está preparado para receber até 200 a 300 utentes por dia.

Aquele centro de atendimento é uma das medidas do Plano de Transformação e Emergência da Saúde, aprovado pelo Governo em maio, que estabelece o pagamento de 45 euros por doente ao Hospital da Prelada.

“Capacitámo-nos para receber entre 200 a 300 doentes por dia, que será o número de pessoas de devem ali acorrer, mas se for preciso dar resposta a mais estamos preparados para isso”, garantiu António Tavares.

A nova valência é uma parceria do Hospital da Prelada e do Governo, sendo que a unidade hospitalar vai receber 45 euros por cada utente que lá seja atendido.

“O CAC vai permitir a observação de doentes não urgentes e o acesso a meios de diagnóstico complementar, como exames de imagiologia ou análises clínicas e ecografias ou raio-x”, apontou António Tavares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights