Lula condecora a mulher e a apresentadora Xuxa por contribuições à saúde públic

12 de Setembro 2024

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, condecorou várias personalidades que se destacaram na área da saúde pública, entre elas sua própria mulher e a apresentadora de televisão Xuxa.

“Eu comemoro o facto de haver mais pessoas que querem salvar vidas do que pessoas que querem matar”, disse Lula da Silva ao entregar a Medalha Oswaldo Cruz, em homenagem a um médico brasileiro que morreu em 1917 e foi pioneiro na investigação do tratamento de doenças tropicais.

A socióloga Rosângela “Janja” da Silva, casada desde maio de 2022 com Lula da Silva, e Maria da Graça Meneghel, conhecida no mundo do espetáculo como Xuxa, foram incluídas entre as 32 personalidades e organizações da sociedade civil reconhecidas pelas suas contribuições para a saúde pública.

Xuxa, hoje com 61 anos e que não pôde estar presente no evento, ganhou fama mundial nos anos 80 como apresentadora de programas infantis.

O Governo explicou que, nos casos de Janja e Xuxa, o reconhecimento deveu-se à presença ativa delas em campanhas de vacinação, Em especial nas redes sociais, cuja importância havia sido negligenciada durante a gestão do antecessor de Lula da Silva, Jair Bolsonaro (2019-2022).

A covid-19 provocou a morte a mais de 713 mil pessoas no Brasil

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights