Azeméis reforça frota de viaturas para ajudar ULS EDV no serviço de saúde ao domicílio

22 de Outubro 2024

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis entregou mais de 215.000 euros em viaturas à Unidade Local de Saúde (ULS) do Entre Douro e Vouga (EDV), para facilitar a prestação de cuidados de saúde domiciliários nesse concelho.

Segundo revelou hoje à Lusa essa autarquia do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, o investimento foi suportado pela Administração Regional de Saúde do Norte ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, que assim financiou seis carrinhas elétricas.

Os novos carros vão reforçar a frota local já afeta a cuidados primários, que passa assim a ser constituída por 13 veículos, e, segundo o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, fica mais apta a cumprir o objetivo da assegurar “mobilidade verde” às deslocações dos profissionais de saúde, já que, por um lado, permite transportes ambientalmente mais eficientes e, por outro, ajuda a racionalizar custos e consumos por via da gestão partilhada de recursos automóveis.

Joaquim Jorge Ferreira realçou que se trata de “continuar a aprofundar as relações de colaboração com os cuidados de saúde primários”, criando condições para que, num registo de proximidade, “eles prestem cada vez melhor serviço à população”.

Também o presidente do conselho de administração da ULS EDV, Miguel Paiva, concorda com essa perspetiva. Defende que, ao nível ecológico, a iniciativa “integra uma política de sustentabilidade, através da utilização de veículos não poluentes”, e acrescenta que, em termos do serviço prestado, reflete o empenho em proporcionar aos profissionais de saúde “as melhores condições de trabalho possíveis, com mais conforto e segurança”.

Com base no número de atendimentos domiciliários já realizados em 2024, a ULS e a câmara municipal estimam que, até final do ano, o serviço totalize cerca de 16.000 visitas a utentes a convalescer em casa.

Para otimizar esse e outros serviços de cuidados primários, Miguel Paiva adianta que, “no decorrer das próximas semanas, será avaliada a adequação do número atual de viaturas afetas à saúde”.

Essa avaliação terá em vista as seguintes finalidades: “garantir 100% das deslocações necessárias dos profissionais, nunca colocando em causa a prestação de cuidados de saúde e outras obrigações dos mesmos; eliminar a totalidade do recurso a viaturas de aluguer ou equiparadas; e otimizar a frota afeta à saúde com uma elevada taxa de utilização das respetivas viaturas”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights