Em comunicado, a CDU refere ter “recebido alertas preocupantes sobre a redução de resposta nas urgências do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira”, revelando que desde 01 de outubro a Unidade de Internamento de Curta Duração (UICD) está fechada para “reorganização”.
“Na urgência poucos alcobacenses são atendidos, indo diretamente – pelo serviço de ambulâncias ou pela triagem do próprio hospital – para a urgência do Hospital de Leiria onde esperam muitas horas e em condições precárias por atendimento”, salienta a CDU na nota.
Em declarações à Lusa, Clementina Henriques, da CDU, afirmou que “esta é uma preocupação que tem vindo a agravar-se”, abrangendo quer a “falta de respostas hospitalares, quer os cuidados de saúde primários”, onde “sistematicamente as respostas diminuem”.
Considerando “imperativo melhorar a prestação de cuidados de saúde”, a CDU pretende constituir “uma comissão de utentes que lute por melhores condições quer no hospital, quer nos centros de saúde”, tendo já agendado uma reunião pública.
“O objetivo é convidar todas as pessoas a participar no encontro em que serão dadas informações sobre o estado da saúde do concelho” de Alcobaça, no distrito de Leiria, e, seguidamente, “serão lançadas as bases da constituição da comissão”, explicou Clementina Henriques.
A comissão “será apartidária” e, ainda segundo Clementina Henriques, pretende “preferencialmente integrar utentes e profissionais de saúde”.
A reunião pública está marcada para as 21:00 de 06 de novembro, na antiga escola primária Adães Bermudes.
O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira faz parte do Centro Hospitalar de Leiria, que integra também o Hospital de Santo André, também em Leiria, e o Hospital Distrital de Pombal.
LUSA/HN
0 Comments