ULS Cova da Beira presidida pelo economista João Marques Gomes

31 de Outubro 2024

O economista João Marques Gomes é o sucessor de João Casteleiro na presidência do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira, estrutura que presta serviço às populações dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte.

João Marques Gomes é doutorado em Economia, com especialização na área dos cuidados de saúde, informou a ULS Cova da Beira, em comunicado.

A equipa nomeada pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde integra Rosa Ballesteros, que vai exercer as funções de diretora clínica para os cuidados de saúde hospitalares, cargo já desempenhado anteriormente.

Filipa Pinto é a diretora dos cuidados de saúde primários e o diretor de enfermagem é Nuno Pereira.

A vogal executiva do conselho de administração, Sandra Duarte, é o único elemento que transita do anterior órgão de gestão.

Na nota divulgada pela ULS Cova da Beira é referido que João Marques Gomes manifestou o objetivo de “consolidar e desenvolver o papel da instituição ao serviço da saúde e do bem-estar da comunidade”.

No mesmo comunicado é sublinhado o intuito de o novo presidente do conselho de administração dar importância a uma “gestão participada”, que conta com todos para alcançar os melhores resultados.

O novo conselho de administração entrou em funções na terça-feira e apresentou-se aos vários serviços na quarta-feira.

A ULS Cova da Beira gere os hospitais da Covilhã e do Fundão e as unidades de cuidados de saúde primários na Covilhã, Fundão e Belmonte.

João Casteleiro, o antecessor no cargo, foi nomeado em 2016 presidente do conselho de administração do então Centro Hospitalar da Cova da Beira, que em 2018 passou a Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.

O cirurgião foi reconduzido em 2019 e mantido em funções em 2021, em contexto de pandemia, através de um despacho que indicava o exercício do cargo até dezembro desse ano.

Casteleiro, de 73 anos, já em idade de reforma, estava há quase três anos sem nomeação à frente da gestão da estrutura de saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights