PS de Pombal questiona ministra da Saúde sobre falta de médicos no concelho

9 de Novembro 2024

A concelhia do Partido Socialista (PS) de Pombal questionou hoje a ministra da Saúde sobre a falta de médicos e de recursos naquele concelho do distrito de Leiria.

Os socialistas pretendiam entregar um documento com várias perguntas à ministra Ana Paula Martins, que estaria hoje na inauguração da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença (UICC) no Hospital Distrital de Pombal.

Na sua ausência, a concelhia entregou em mão à secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, um conjunto de perguntas, entre as quais se há garantia de que haja um “reforço adequado de médicos e enfermeiros para garantir o pleno funcionamento da UICC”.

Que medidas estão previstas para atrair e fixar profissionais de saúde no concelho de Pombal, garantindo a continuidade deste projeto a longo prazo, e se a “capacidade de 15 camas será suficiente para responder às necessidades de uma população envelhecida como a de Pombal”, foram outras das perguntas.

Os socialistas pretendem ainda saber se estão previstas outras áreas médicas especializadas e se o serviço de urgência do Hospital Distrital de Pombal “continuará a ser assegurado apenas por um ou dois médicos”.

Através do documento questionaram ainda se a resposta às emergências será reforçada, uma vez que a população de Pombal tem de se “deslocar para o centro hospitalar e universitário de Coimbra e ao hospital de Leiria após as 00:00 para realizar exames complementares de diagnóstico, como por exemplo radiografias”.

O PS de Pombal perguntou também se está prevista para o concelho a criação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) do tipo C.

A Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal entrou em funcionamento na segunda-feira, mais de um ano após a conclusão das obras, informou a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL).

Segundo a ULSRL, a abertura só foi agora possível porque esteve dependente da autorização para contratação de recursos humanos.

Em novembro de 2023, a Lusa noticiou que as obras naquela unidade tinham terminado dois meses antes, em 15 de setembro, estando então a decorrer o “processo de recrutamento dos profissionais”.

“Os recursos humanos afetos a esta unidade serão 14 enfermeiros, 12 assistentes operacionais, dois técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica na área da Fisioterapia, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica na área da Terapia Ocupacional e um técnico superior de diagnóstico e terapêutica na área da Terapia da Fala”, adiantou na ocasião o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

A criação da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal foi um investimento de cerca de 950 mil euros, entre obras e equipamentos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights