Em causa está a tabela de horários para as 15 farmácias desse concelho do distrito de Aveiro que foi apresentada à autarquia pela Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. e, tal como já se verificara em 2024, inicialmente previa que, em 2025, nenhum desses estabelecimentos funcionasse para além das 23:59.
O executivo camarário, composto por maioria PSD e vereação PS, foi unânime a reprovar a proposta, que significava que, para a aquisição de medicamentos durante a madrugada, “qualquer munícipe do concelho de Ovar teria que se deslocar ao concelho de Santa Maria da Feira” ou outro da região.
Depois do chumbo da Câmara ser noticiado pela Lusa, a Infarmed definiu, contudo, nova escala de serviço para as farmácias vareiras e sujeitou-a novamente à avaliação do Município.
“Esta nova proposta de horários para 2025 prevê o atendimento em permanência das cinco farmácias localizadas no centro da cidade de Ovar até às 22:00, todos os dias do ano, e o atendimento em disponibilidade pelas 15 farmácias do concelho após as 22:00 e até à hora de abertura do dia seguinte”, adianta Domingos Silva, presidente da autarquia.
Segundo o autarca socialista, a Câmara deu parecer favorável a essa proposta porque a nova escala, “não sendo ainda a ideal para atender a todas as necessidades dos munícipes de Ovar, constitui uma melhoria face ao serviço disponibilizado em 2024”.
LUSA/HN
0 Comments