OMS espera identificar em breve agente patogénico detetado na RDCongo

11 de Dezembro 2024

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que foram enviadas amostras do agente patogénico respiratório desconhecido detetado na República Democrática do Congo (RDCongo) para testes laboratoriais de identificação e que os resultados estarão disponíveis nos próximos dias.

Certas características do agente patogénico aproximam-no dos vírus da gripe ou da covid-19, mas o que fez soar o alarme na semana passada foi a elevada mortalidade que parecia causar, particularmente entre as crianças.

O diretor de coordenação de alertas e resposta da OMS, Abdi Rahman Mahamad, que falava numa conferência de imprensa com a Associação de Correspondentes Acreditados da ONU em Genebra, disse que agora já não se regista um aumento exponencial de casos.

Entre as explicações que estão a ser consideradas está a possibilidade de se tratar de casos de malária em crianças com desnutrição, um problema muito presente nas áreas onde o agente patogénico foi detetado, acrescentou.

A OMS colaborou no envio de uma equipa encarregada de recolher os dados epidemiológicos disponíveis para análise, que deverá fornecer “informações mais concretas nas próximas 48 horas”.

Rahman Mahamad observou que este tipo de acontecimento pode ter um impacto grave nas comunidades vulneráveis.

Os testes laboratoriais excluirão numerosos agentes patogénicos, incluindo a febre hemorrágica e vários agentes patogénicos respiratórios.

Os sintomas da doença incluem febre, dores de cabeça, corrimento nasal e tosse, falta de ar e anemia.

A RDCongo, país que faz fronteira com Angola, está em “alerta máximo” na sequência da deteção da doença que já provocou dezenas de mortos em pouco mais de um mês, segundo as últimas estimativas, anunciou na quinta-feira o ministro da Saúde Pública do país, Samuel Mulamba.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights