México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

26 de Dezembro 2024

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

O republicano já tinha ameaçado impor tarifas de 25% ao México e ao Canadá, caso estes governos não impedissem a chegada de migrantes e de drogas aos Estados Unidos, especialmente o fentanil.

Hoje a Procuradoria-Geral do México anunciou a destruição de fentanil, apreendida em várias operações no estado de Jalisco, que é considerado um dos redutos do cartel de droga “Nova Geração”.

Sendo esta uma droga que está na origem milhares de mortes por ‘overdose’ nos Estados Unidos, o Presidente eleito, Donald Trump, confirmou a intenção de “impor taxas aduaneiras de 25% ao México e ao Canadá sobre todos os produtos” que entrem no país, incluindo o fentanil.

Aprovado pelas autoridades norte-americanas como um analgésico, o fentanil é uma droga sintética 100 vezes mais poderosa do que a morfina e 50 vezes mais potente do que a cocaína, segundo dados da Agência Norte-Americana de Combate às Drogas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights