Encerradas seis urgências de Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria no domingo

5 de Janeiro 2025

Seis serviços de urgência vão estar encerrados no domingo e outros 13 serviços estarão reservados a urgências internas e a casos referenciados pelo INEM e pela linha SNS24, segundo dados disponíveis no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os serviços encerrados no domingo situam-se maioritariamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, havendo apenas um no Centro, e são todos relativos a urgências de Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo estarão encerrados os serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, conhecido como Amadora/Sintra, assim como o do Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro).

Também na região de Lisboa e Vale do Tejo estarão encerradas as urgências pediátricas do Hospital do Barreiro, de Hospital de Loures (Beatriz Ângelo) e do Hospital Distrital de Torres Vedras.

Na região Centro, segundo o site do SNS, estará encerrada a urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Santo André, em Leiria.

Haverá ainda 13 urgências reservadas para a urgências internas e a casos referenciados pelo CODU/INEM e pela linha SNS 24.

Assim, estarão condicionadas as urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos Hospitais de Santa Maria, Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Beatriz Ângelo, Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, do Hospital Distrital de Santarém, Centro Materno Infantil do Norte.

Existem ainda outros serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia que estarão condicionados apenas durante algumas horas de domingo, como é o caso do Hospital de Vila Franca (entre as 09:00 e as 21:00), do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa (entre as 21:00 e as 24:00) e durante toda a noite dos Hospitais das Caldas da Rainha e Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes (ambos entre as 00:00 e as 09:00).

A urgência pediátrica do Hospital Amadora Sintra irá ter também dois momentos, entre as 00:00 e as 08:00 e novamente entre as 20:00 e as 24:00, em que estará a funcionar como “urgência referenciada”.

A Urgência Geral do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, também irá estar com acesso condicionado entre as 08:00 e as 24:00, segundo o site do SNS.

No domingo, estarão 186 urgências abertas.

NR/LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights