Envelhecimento populacional expande mercado de produtos geriátricos em Portugal

12 de Janeiro 2025

As alterações demográficas em Portugal estão a ter impacto nas vendas de fraldas para bebé e para adulto, sendo a maior longevidade responsável pela expansão do mercado das fraldas de incontinência, uma subida acompanhada pela dos resguardos para animais.

A marca de fraldas nacional Nunex, numa resposta à Lusa, reconhece que a descida da taxa de natalidade levou a uma queda no volume de vendas das fraldas para bebés a nível nacional, mas ressalva que a descida não foi muito significativa no caso da empresa.

Até porque, paralelamente, muitas famílias aumentaram a substituição de produtos para bebés por produtos para animais de estimação e, apesar de diminuirem as vendas de produtos de puericultura, a Nunex aumentou a venda de artigos como resguardos para animais, que atualmente são parte importante da oferta da empresa.

A descida nas vendas de fraldas de bebé acabou por não ser significativa para a empresa também devido ao aumento da imigração, adianta, uma vez que atualmente 18% dos nascimentos anuais no país são de pais imigrantes.

Nas lojas de norte a sul do país, nas ilhas e na loja online, o hipermercado Continente disponibiliza também marcas de fraldas para adulto cujo volume total de vendas aumentou 8,6% nos últimos três anos.

Já nas fraldas para bebé, comparando os dados do ano 2024, o Continente registou um crescimento de 11% no volume de vendas, e historicamente janeiro é o mês que mais vende fraldas para bebé.

Na Unidade Local de Saúde (ULS) São José, que integra a Maternidade Alfredo da Costa e o Hospital Dona Estefânia, o consumo de fraldas para bebé tem-se mantido quase estável, de 966.045 unidades em 2014 para 1.042.745 unidades em 2019 e de pouco mais de 800 mil em 2023 e em 2024, segundo dados facultados à Lusa.

Mas o consumo de fraldas para adultos na ULS de São José tem crescido mais e envolve mais quantidade, tendo subido de 1,9 milhões de fraldas consumidas em 2014 para 2,5 milhões em 2019 e 2,2 milhões em 2023 e em 2024 (até novembro).

Em 2023 o envelhecimento demográfico acentuou-se em Portugal, com o índice de envelhecimento do Instituto Nacional de Estatística (INE) – que compara a população com 65 e mais anos (população idosa) com a população dos 0 aos 14 anos (população jovem) – num valor de 188,1 idosos por cada 100 jovens (184,4 em 2022), quase o dobro dos idosos face aos jovens.

O envelhecimento é frequentemente acompanhado por desafios de saúde que afetam homens e mulheres, sendo a incontinência urinária um dos mais comuns.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde 01 de janeiro, disponibiliza nos centros de saúde fraldas, cuecas e pensos de incontinência gratuitos para as pessoas que tenham 60% ou mais de incapacidade e insuficiência económica, mediante apresentação de prescrição médica.

A medida aplica-se a todas as idades, desde que cumpridos os requisitos de 60%, ou mais, de incapacidade e registo de insuficiência económica no centro de saúde, segundo o ministério da Saúde.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights