Utentes da Baixa da Banheira e Barreiro apelam à população para aderir à Marcha pela Saúde

14 de Fevereiro 2025

As comissões de utentes do Barreiro e Baixa da Banheira, no distrito de Setúbal, apelaram hoje à população para aderir à marcha marcada para 22 fevereiro contra “a constante degradação no acesso aos cuidados de saúde”.

A Marcha pela Saúde vai ter lugar na manhã de 22 de fevereiro, entre a estação de comboios da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, e o Hospital do Barreiro, e é promovida pela Comissão de Utentes dos Serviços públicos do Barreiro, Comissão de Utentes de Saúde da Baixa da Banheira, MDM (Movimento Democráticos das Mulheres), Associação das Mulheres com patologia Mamária e União dos Sindicatos de Setúbal.

Os organizadores explicam que os problemas do Serviço Nacional de Saúde estão identificados e vão desde a falta de médicos, de enfermeiros e demais profissionais de saúde, até à necessidade de obras nos equipamentos.

Os problemas, adiantam, agudizam a cada dia que passa, e as populações são confrontadas com novos projetos-piloto “que não só não respondem aos problemas como os agravam”.

“Os utentes têm direito à saúde, cuidados de saúde primários e de proximidade, têm direito às consultas de urgência numa situação aguda ou de acompanhamento, sem ter de recorrer a telefones para poder entrar num hospital, ou ter de ser atendido por videoconferência”, frisa a comissão organizadora da marcha na convocatória da iniciativa.

José Manuel Fernandes, da Comissão de Utentes da Baixa da Banheira, disse em declarações à Lusa que na área da Unidade de Saúde Local do Arco Ribeirinho (ULSAR) existem várias dificuldades no acesso aos cuidados de saúde, quer ao nível hospitalar com longos tempos de espera em diversas especialidades, quer ao nível dos cuidados de saúde primários com falta de médicos de família.

A ULSAR tem como área de influência direta os concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, integrando o Hospital Distrital do Montijo, o Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) e os centros de saúde de Alcochete, Barreiro, Quinta da Lomba, Moita, Montijo e Baixa da Banheira.

NR/HN/Lusa15

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights