ULS São José realizou quase 3 milhões de consultas e mais de 50 mil cirurgias em 2024

21 de Fevereiro 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) São José, em Lisboa, realizou no ano passado 2,76 milhões de consultas, 53.773 cirurgias e 4.146 partos, representando um crescimento de todos indicadores da atividade assistencial face a 2023, segundo dados hoje divulgados.

Em comunicado, a unidade hospitalar indica que atingiu “valores recorde nas consultas externas dos cuidados hospitalares, cirurgias e sessões de hospital de dia”.

“No primeiro ano enquanto ULS São José, foram realizadas 2,76 milhões de consultas, das quais 1,29 milhões hospitalares (885.783 médicas e 407.473 não médicas) e 1,47 milhões nos cuidados de saúde primários (992.887 médicas e 477.540 não médicas). Relativamente ao período homólogo, regista-se um crescimento de 8,4% nas consultas hospitalares e de 4,7% nos cuidados de saúde primários”, lê-se.

Em 2024, foram ainda realizadas 53.773 cirurgias, mais 5,9% em relação ao ano anterior.

Por sua vez, a Maternidade Alfredo da Costa, que integra a ULS São José, registou um aumento do número de partos, tendo realizado 4.146, mais 12,1% do que em 2023 – um “número recorde desde 2012”.

Também se assinalou uma subida nos indicadores da hospitalização domiciliária, com 301 doentes tratados em casa, mais 46,8% do que no ano anterior.

No que diz respeito ao hospital de dia, foram tratados 13.851 doentes (+27%) num total de 79.424 sessões (+49,8%).

Nos serviços de urgência, verificou-se um crescimento de 1,3%, com um total de 251.277 atendimentos.

De acordo com a ULS São José, os números de consultas externas ao nível hospitalar, de cirurgias, de atendimentos nos serviços de urgência e de sessões de hospital de dia são os mais elevados desde 2015.

Para a presidente da unidade hospitalar, Rosa Valente de Matos, os números hoje conhecidos “refletem o trabalho incansável e a dedicação dos profissionais”, que “têm conseguido dar uma resposta cada vez mais diferenciada e de acordo com as necessidades da população”.

A gestora defende que o crescimento de todos os indicadores da atividade assistencial revela o “sucesso do novo modelo organizativo” e a capacidade que os profissionais tiveram para se adaptarem “ao processo de integração de diferentes estruturas e modelos organizativos”.

A ULS São José recorda que “voltou a inovar no cuidar”, em 2024, e realizou “o primeiro transplante hepático com robótica na Europa e a primeira cirurgia robótica pediátrica em Portugal”.

Também introduziu novas estruturas e modelos organizativos, como a hospitalização domiciliária na Obstetrícia e a Unidade de Geriatria.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights