Papa passou mais uma noite tranquila

28 de Fevereiro 2025

O Papa Francisco passou uma noite tranquila e está a descansar, completando hoje 15 dias de internamento no hospital Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios, de acordo com o Vaticano.

“Tal como nos últimos dias, o Papa está agora a descansar e passou a noite de forma tranquila”, afirmou o Vaticano no comunicado matinal, depois de o último relatório médico de quinta-feira ter revelado melhorias no estado de saúde de Francisco.

O chefe de Estado do Vaticano “deixou para trás a fase crítica”, disseram fontes do Vaticano à agência de notícias espanhola EFE, com cautela, uma vez que o quadro clínico continua a ser considerado complexo.

O último boletim médico não incluía, pelo segundo dia consecutivo, a referência ao estado “crítico”.

O mesmo boletim explicava ainda que o Papa estava a “alternar a oxigenoterapia de alto fluxo com a máscara de oxigénio”, que fornece níveis mais baixos de oxigénio ao paciente.

Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado a 14 de fevereiro devido a uma bronquite e foi lhe depois diagnosticada uma pneumonia bilateral, uma situação particularmente alarmante devido à idade e ao facto de lhe ter sido retirada parte de um pulmão na juventude.

A situação clínica continua complexa e, por isso, o prognóstico permanece reservado sendo que vão ser necessários “mais dias de estabilidade clínica” para clarificar a evolução do estado de saúde.

 Na quinta-feira, Francisco fez a fisioterapia respiratória prescrita nos últimos dias, mas também o repouso obrigatório.

Além disso, durante a tarde, foi rezar na capela localizada no décimo andar do hospital Gemelli de Roma, a cujas portas os fiéis levaram flores e velas para lhe desejar uma rápida recuperação.

Depois, como nos últimos dias, dedicou-se ao trabalho, como o estudo e a assinatura de documentos.

Neste momento, todos os eventos de sábado e a cerimónia religiosa (Angelus) de domingo foram cancelados.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights