DGS altera estratégia de vacinação contra meningite com investimento adicional de 2 milhões

17 de Março 2025

A DGS alterou a estratégia de vacinação contra a meningite para proteger as crianças contra mais serotipos da doença invasiva meningocócica, representando um investimento adicional do quase dois milhões de euros, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Na norma relativa à alteração da estratégia de vacinação contra a doença invasiva meningocócica no Programa Nacional de Vacinação, publicada no ‘site’ da DGS, a Direção-Geral da Saúde afirma que a vacina MenC foi substituída pela vacina MenACWY.

Numa nota enviada hoje à agência Lusa, o Ministério da Saúde refere que esta foi “uma proposta da DGS que o Governo viabilizou e que significa um investimento adicional de aproximadamente dois milhões de euros para proteger as crianças contra mais serotipos da doença invasiva meningocócica”, sublinha o ministério.

Adianta que está previsto que a nova estratégia de vacinação se inicie em abril.

Segundo a DGS, o objetivo desta mudança é “manter a tendência decrescente da incidência de casos de doença invasiva meningocócica (DIM), alargando a proteção contra a doença causada pelos serogrupos A, W e Y”.

“Diminuir a morbilidade e mortalidade associadas à infeção por Neisseria meningitidis em Portugal; contribuir para a equidade no acesso à vacinação para os serogrupos abrangidos pela vacina” são outros objetivos da nova estratégia de vacinação.

O esquema vacinal estabelece a introdução da vacina MenACWY no esquema geral recomendado do Programa Nacional de Vacinação aos 12 meses de idade, em substituição da vacina MenC; e a manutenção da vacina MenB aos 2, 4 e um ano.

Mantém-se a vacinação de grupos de risco já estabelecida no PNV , independentemente do grupo etário, para a proteção dos mais vulneráveis.

As unidades de saúde procedem à organização da sessão vacinal, agendamento (através dos meios informáticos disponibilizados para o efeito) e convocatória, de forma semelhante aos procedimentos anteriormente adotados para a vacinação com MenC.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

PSP alerta para aumento de casos de burla por falsos acidentes

A PSP alertou hoje para o aumento das burlas envolvendo falsos acidentes, em que é pedido às vítimas para pagarem por danos pelos quais não são responsáveis, tendo as autoridades recebido desde o início do ano mais de 100 denúncias.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights