Juiz decide que desmantelamento da USAID pelo DOGE viola Constituição dos EUA

19 de Março 2025

O desmantelamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) violou a Constituição, decidiu hoje um juiz federal, que resolveu bloquear indefinidamente o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) chefiado por Elon Musk.

O juiz Theodore Chuang, de Maryland, ordenou à administração Trump que restabelecesse o acesso ao correio eletrónico e aos computadores de todos os funcionários da USAID, incluindo os que foram colocados em licença administrativa.

As evidências sugerem que Musk tomou decisões para fechar a sede e o site da USAID, apesar da alegação da administração de que o bilionário era apenas conselheiro do Presidente Donald Trump, concluiu Chaung.

As declarações públicas de Musk e as publicações nas redes sociais demonstram que tem “controlo firme sobre o DOGE”, concluiu o juiz.

O juiz reconheceu que é provável que a USAID já não seja capaz de desempenhar algumas das suas funções estatutariamente exigidas.

“Em conjunto, estes factos apoiam a conclusão de que a USAID foi efetivamente eliminada”, escreveu Chuang na providência cautelar.

A ação movida por advogados de funcionários e contratados da USAID apontou Musk como réu, argumentando que estava a exercer poderes que a Constituição reserva apenas a oficiais eleitos ou confirmados pelo Senado dos Estados Unidos.

A Casa Branca afirma que o DOGE está a procurar e a eliminar desperdícios, fraudes e abusos no governo federal, consistente com a mensagem de campanha que ajudou Trump a vencer a eleição de 2024.

Em fevereiro, a administração Trump colocou todos os funcionários da USAID a nível mundial em licença e notificou pelo menos 1.600 dos seus funcionários sediados nos EUA que seriam despedidos.

No dia da tomada de posse, Trump emitiu uma ordem executiva que determinava o congelamento do financiamento da ajuda externa e uma revisão de todo o trabalho de ajuda e desenvolvimento dos EUA no estrangeiro. Trump acusou a maior parte da ajuda externa de ser um desperdício e de promover uma agenda liberal.

A ação judicial foi intentada pelo Fundo de Defesa da Democracia do Estado. Norm Eisen, presidente executivo da organização sem fins lucrativos, classificou a decisão como um marco na resistência ao DOGE.

“Estão a fazer uma cirurgia com uma motosserra em vez de um bisturi, prejudicando não só as pessoas que a USAID serve, mas também a maioria dos americanos que contam com a estabilidade do nosso governo”, afirmou num comunicado.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Primeiro inibidor da BTK aprovado para LCM na Europa

A EMA aprovou o acalabrutinib (Calquence®) como o primeiro e único inibidor da BTK para tratamento de adultos com linfoma das células do manto, tanto em doentes não tratados previamente como em casos de recidiva ou refratários, marcando um avanço terapêutico significativo.

Novo acordo garante médico de família a todos em Cascais

A Ribera Care Portugal celebrou um acordo inovador com a Câmara Municipal de Cascais, Santa Casa da Misericórdia, Cruz Vermelha do Estoril e Nova Medical School para garantir médico de família a todos os utentes do concelho, reforçando a qualidade e proximidade dos cuidados de saúde

NOVA Medical School inaugura novo campus em Carcavelos

A NOVA Medical School inaugurou o edifício de Formação Avançada em Carcavelos, marcando o arranque de um campus inovador que reforça a excelência no ensino, investigação e inovação em saúde em Portugal, com investimento de 50 milhões de euros.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights