Combate às dependências chega às nove ilhas dos Açores com novas equipas de prevenção

27 de Março 2025

O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) alargou a prevenção de comportamentos aditivos e dependências às nove ilhas do arquipélago, para um trabalho “eficaz e atento às idiossincrasias de cada ilha”.

“Para além do programa ‘Haja Saúde’ que, na [ilha] Terceira, trabalha a prevenção nos comportamentos aditivos, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, em articulação com os parceiros do setor, criou mais duas equipas para trabalhar neste âmbito, passando agora a cobrir todo o arquipélago dos Açores”, referiu o executivo regional em comunicado.

Segundo a nota da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, “o projeto ‘Mais Saúde’ e o ‘Sementes de Mudança’ aliam-se ao esforço do Governo Regional para desenvolver, nos Açores, um trabalho de prevenção dos comportamentos aditivos e dependências mais consistente, eficaz e atento às idiossincrasias de cada ilha”.

A secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, citada no comunicado, refere que as três equipas de prevenção vão funcionar em três zonas geográficas específicas, assegurando a cobertura de todas as ilhas do arquipélago, “potenciando a proximidade que, por sua vez, facilitará a relação com o público-alvo, essencial para o trabalho de prevenção”.

Relativamente ao eixo do tratamento, o executivo regional indica que estabeleceu 20 convenções com comunidades terapêuticas de modo a diversificar o tipo de resposta disponível e assegurando tratamentos cada vez mais “à medida” de cada utente, potenciando o seu sucesso.

“O compromisso do Governo dos Açores com a prevenção e combate às dependências mantém-se prioritário, promovendo um reforço contínuo dos meios disponíveis para assegurar uma resposta eficaz e integrada a este problema de saúde pública”, lê-se.

Ainda de acordo com o executivo, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências tem desde este ano um departamento, em São Miguel, integrado no Núcleo da Promoção de Estilos de Vida e Prevenção, “atendendo às necessidades que se têm vindo a verificar na ilha”.

Para incluir cada vez mais a comunidade no processo de combate aos comportamentos aditivos, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências dinamizou, no passado sábado, na ilha Terceira, o segundo encontro com o tema “As juntas de freguesia enquanto suporte da comunidade: o seu papel no fenómeno dos comportamentos aditivos”, que contou com a presença de presidentes de junta das ilhas Graciosa, Terceira e Santa Maria.

O terceiro e último encontro será realizado na ilha do Pico, no dia 03 de maio.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tratamento intensivo não reduz eventos cardiovasculares em mulheres

Um estudo apresentado no ACC.25 revelou que uma terapia intensiva com três medicamentos não reduziu significativamente os eventos cardiovasculares graves em mulheres com sintomas de isquemia sem obstruções nas artérias coronárias. A pesquisa pode orientar futuras estratégias para tratar esta condição prevalente.

A saúde eleitoral

Mário André Macedo
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights