FNAM defende Saúde Pública no Alentejo e no Algarve baseada nas necessidades regionais

1 de Abril 2025

 A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alertou hoje que o Ministério da Saúde, “apesar de estar em gestão”, quer reorganizar o mapa da Saúde Pública e fundir Lisboa e Vale do Tejo com Alentejo e Algarve, e manifestou-se contra.

“O Ministério da Saúde liderado por Ana Paula Martins, apesar de estar em gestão, tenta avançar com uma reorganização do mapa da Saúde Pública (SP), que viola a Lei e prejudica a população, por limitar o acesso a cuidados de saúde”, acusou a FNAM, em comunicado divulgado hoje.

Segundo a mesma federação, esta ideia, que passa por “fundir duas regiões”, a do Alentejo e a do Algarve, com “a já deficitária região de Lisboa e Vale do Tejo, que conta com apenas um quarto dos médicos de SP, vai agravar ainda mais as desigualdades no Sul do país”.

As atuais cinco delegações regionais de Saúde – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve – passariam para “três delegações regionais de saúde (Norte, Centro, Sul)” mediante esta proposta da tutela, alegou a FNAM.

Trata-se de “um atentado grave à organização descentralizada da prestação de cuidados de saúde em Portugal, uma afronta às populações do Alentejo e do Algarve e aos médicos de Saúde Pública, que pressupõe a existência de um Delegado de Saúde Regional, com funções de Autoridade de Saúde”, pode ler-se.

Esta “tentativa de fusão”, argumentou a FNAM, viola o Decreto-Lei n.º 54/2024, de 06 de setembro, “pois desconsidera as especificidades de duas regiões que necessitam de autonomia para responderem eficazmente às suas realidades”.

E, acrescentou, “acentuará as desigualdades na prestação de serviços de saúde, perpetuando a falta de acesso a cuidados adequados e limitando a capacidade de uma resposta próxima às populações locais”.

O Alentejo e o Algarve são regiões com “uma carência extrema de médicos e demais profissionais de saúde, onde a população tem limitação ao acesso a serviços especializados”, lembrou a Federação Nacional dos Médicos, notando que, além disso, enfrentam “uma dispersão geográfica e a sazonalidade”.

Estes territórios “não podem continuar a ser tratados como meras extensões da capital, nem como simples destinos de verão, que apenas importam quando a população flutuante aumenta”, afiançou, defendendo ainda que “as populações destas regiões merecem respeito e serviços de SP à altura das suas necessidades”.

Por isso, no comunicado, a FNAM exigiu o respeito pela lei e pelo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da manutenção das Delegações Regionais de Saúde.

O que é necessário é “garantir que Alentejo e Algarve mantêm as suas estruturas próprias e que as decisões sobre a Saúde Pública sejam tomadas por quem, realmente, conhece as necessidades locais, em respeito pleno pela sua autonomia regional”, vincou.

NR/lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights