Lisboa será palco do 3.º Seminário sobre Linfomas promovido pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), no próximo dia 12 de abril. O evento decorrerá no Auditório do Metro de Lisboa, na estação Alto dos Moinhos (Linha Azul), e destina-se a doentes, cuidadores e profissionais de saúde. Este encontro é uma oportunidade única para partilhar conhecimento atualizado sobre linfomas e oferecer suporte aos que convivem com esta condição.
O programa contará com intervenções de especialistas nacionais de renome. José Cabeçadas, anatomo-patologista do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, abrirá o evento com uma análise detalhada sobre os desafios do diagnóstico. Seguir-se-á um painel moderado pela hematologista Maria Gomes da Silva, também do IPO de Lisboa, que abordará a retoma da vida após o linfoma. Este painel incluirá discussões sobre saúde reprodutiva, regresso ao trabalho e bem-estar psicológico.
Eduardo Espada, hematologista da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, destacará os avanços na terapia celular e outras inovações terapêuticas. Joana Desterro, hematologista do IPO de Lisboa, aprofundará os diferentes tipos de linfomas, incluindo linfomas cutâneos e leucemia linfocítica crónica. O seminário incluirá ainda um testemunho inspirador na primeira pessoa de alguém que vive com linfoma.
Outro momento importante será a apresentação de Pedro Santos, hematologista do IPO de Lisboa, sobre a gestão dos efeitos adversos dos tratamentos. Ana Almeida, assistente social da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, encerrará o evento com orientações práticas sobre o acesso aos cuidados no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser realizadas através do preenchimento de um formulário online disponibilizado pela APCL. formulário online
0 Comments