ULS de Castelo Branco estreou gastroenterostomia guiada por ecoendoscopia

12 de Abril 2025

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) realizou, pela primeira vez, uma gastroenterostomia guiada por ecoendoscopia, “um importante passo” na abordagem terapêutica de doentes com obstruções do trato gastrointestinal superior.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a ULSCB refere que o serviço de Gastrenterologia assinalou “um avanço significativo na área da ecoendoscopia terapêutica” ao realizar, pela primeira vez, este procedimento clínico.

“Este procedimento minimamente invasivo representa um importante passo na abordagem terapêutica de doentes com obstruções do trato gastrointestinal superior”.

Segundo a médica responsável pelo procedimento, a técnica consiste na criação de uma comunicação direta entre o estômago e o intestino delgado, recorrendo à imagem de ecoendoscopia.

“Esta abordagem está indicada sobretudo em casos de obstrução causada por patologia oncológica ou outras condições que impedem a drenagem normal dos alimentos a nível gastroduodenal”, explicou Ana Caldeira.

A médica salienta ainda que, ao evitar a necessidade de cirurgia, esta abordagem oferece uma alternativa segura, eficaz e com menores índices de morbilidade, reduzindo tempos de internamento e promovendo uma recuperação mais célere, particularmente relevante em doentes com elevado risco cirúrgico ou com doença oncológica avançada.

Segundo a ULSCB, a nível nacional “são muito poucos os centros” que realizam esta abordagem.

“Ao adotar técnicas endoscópicas de última geração, o serviço de Gastrenterologia reforça a sua capacidade de resposta em contextos clínicos complexos, contribuindo para uma resposta mais qualificada e humanizada aos desafios clínicos atuais”, refere.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights