Utentes do hospital de Vila Franca de Xira têm serviço de internamento domiciliário

12 de Abril 2025

Os utentes do Hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, dispõem desde o início do mês de uma alternativa ao internamento convencional, podendo receber cuidados de saúde em casa.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) Estuário do Tejo refere que o serviço de hospitalização domiciliária de doentes proporciona “assistência contínua e coordenada e com idêntico nível tecnológico, de segurança e de qualidade”.

“Os cuidados de saúde são prestados, em casa dos utentes, por uma equipa multidisciplinar da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), que integra médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas, entre outros”, lê-se na nota.

Segundo a ULS, uma equipa desloca-se, diariamente, a casa dos doentes para avaliação e prestação de cuidados, sendo que no período noturno se encontra disponível, em regime de prevenção.

“Desta forma, os doentes internados em hospitalização domiciliária, ou os seus cuidadores, têm um contacto telefónico direto com a equipa de saúde, que está disponível 24 horas por dia para responder, em caso de dúvida ou qualquer intercorrência”, indica a ULS.

A admissão neste modelo de internamento é voluntária e, em qualquer momento, o doente pode regressar ao serviço de internamento convencional, devido a um agravamento da situação clínica ou pelo desejo expresso do doente ou dos familiares.

A primeira unidade de hospitalização domiciliária em Portugal surgiu em 2015.

Em 2023, foram acompanhados 10.037 doentes neste sistema, que tinha já uma capacidade instalada de 352 camas.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ligue Antes, Salve Vidas” na ULSAS: Seis Meses com Resultados Positivos

Seis meses após a implementação do “Ligue Antes, Salve Vidas” na Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal, mais de 116 mil contactos com o SNS24 resultaram numa redução significativa da afluência direta às urgências e num aumento do encaminhamento para cuidados primários.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights