Com uma equipa clínica multidisciplinar altamente qualificada e um projeto assistencial inovador, o Hospital Lusíadas Monsanto alia, numa mesma estrutura, o acompanhamento de problemas emocionais, comportamentais e psicológicos ao tratamento de doenças do sistema nervoso central, como AVC, doença de Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.
A unidade passa assim a disponibilizar cuidados especializados e diferenciadores numa abordagem integrada cérebro-mente, com respostas em todas as fases da doença. No campo da Saúde Mental, mantém a atuação nas áreas da ansiedade, depressão, burnout e adições, enquanto a nova vertente clínica de Neurologia assegura diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias neurológicas complexas.
Entre as principais novidades, destaca-se o lançamento de programas de reabilitação neurológica intensiva, em regime de internamento e ambulatório, dedicados à reabilitação de doentes pós-AVC, pós-Traumatismo Cranioencefálico (TCE), com Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla e pós-cirurgia. Estes programas integram o Centro de Reabilitação Neurológica da unidade, com valências como Fisioterapia individual e em grupo, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala.
Outra nova valência é o Laboratório do Sono, que, numa fase inicial, disponibiliza consultas e estudos do sono em ambulatório, orientados para a avaliação e tratamento de distúrbios como insónias, dificuldades em adormecer e problemas de memória. Posteriormente, está prevista a realização de estudos do sono em regime de internamento.
O reforço da oferta clínica inclui ainda o aumento dos meios complementares de diagnóstico, com especial destaque para a Imagiologia, através da realização de ressonância magnética, TAC, raio-X e ecografias, bem como análises clínicas dirigidas a doentes internados e em ambulatório.
“Existe uma ligação profunda entre a saúde mental e as doenças neurológicas. O cérebro regula emoções, pensamentos e funções neurológicas, mas também pode ser afetado por patologias que comprometem o bem-estar mental. É urgente uma abordagem integrada, que olhe para o cérebro e a mente de forma conjunta. Foi com esse objetivo que decidimos expandir o âmbito da nossa atuação e reforçar o posicionamento como Hospital do Cérebro”, afirma Filipa Pinheiro Marques, CEO do Hospital Lusíadas Monsanto.
ÑR/HN/MM
0 Comments