Hospital Lusíadas Monsanto reforça resposta clínica e posiciona-se como Hospital do Cérebro

23 de Abril 2025

O Hospital Lusíadas Monsanto , unidade de referência do Grupo Lusíadas Saúde na prestação de cuidados de Saúde Mental, reforçou a sua resposta clínica com o alargamento da atuação à neurologia. A unidade passa agora a integrar um modelo de cuidados centrado no cérebro e na mente, assumindo um novo posicionamento como Hospital do Cérebro, com um foco claro na prevenção, tratamento e reintegração de patologias mentais e neurológicas.

Com uma equipa clínica multidisciplinar altamente qualificada e um projeto assistencial inovador, o Hospital Lusíadas Monsanto alia, numa mesma estrutura, o acompanhamento de problemas emocionais, comportamentais e psicológicos ao tratamento de doenças do sistema nervoso central, como AVC, doença de Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.

A unidade passa assim a disponibilizar cuidados especializados e diferenciadores numa abordagem integrada cérebro-mente, com respostas em todas as fases da doença. No campo da Saúde Mental, mantém a atuação nas áreas da ansiedade, depressão, burnout e adições, enquanto a nova vertente clínica de Neurologia assegura diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologias neurológicas complexas.

Entre as principais novidades, destaca-se o lançamento de programas de reabilitação neurológica intensiva, em regime de internamento e ambulatório, dedicados à reabilitação de doentes pós-AVC, pós-Traumatismo Cranioencefálico (TCE), com Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla e pós-cirurgia. Estes programas integram o Centro de Reabilitação Neurológica da unidade, com valências como Fisioterapia individual e em grupo, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala.

Outra nova valência é o Laboratório do Sono, que, numa fase inicial, disponibiliza consultas e estudos do sono em ambulatório, orientados para a avaliação e tratamento de distúrbios como insónias, dificuldades em adormecer e problemas de memória. Posteriormente, está prevista a realização de estudos do sono em regime de internamento.

O reforço da oferta clínica inclui ainda o aumento dos meios complementares de diagnóstico, com especial destaque para a Imagiologia, através da realização de ressonância magnética, TAC, raio-X e ecografias, bem como análises clínicas dirigidas a doentes internados e em ambulatório.

“Existe uma ligação profunda entre a saúde mental e as doenças neurológicas. O cérebro regula emoções, pensamentos e funções neurológicas, mas também pode ser afetado por patologias que comprometem o bem-estar mental. É urgente uma abordagem integrada, que olhe para o cérebro e a mente de forma conjunta. Foi com esse objetivo que decidimos expandir o âmbito da nossa atuação e reforçar o posicionamento como Hospital do Cérebro”, afirma Filipa Pinheiro Marques, CEO do Hospital Lusíadas Monsanto.

 

ÑR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights