Heliporto do Hospital de Santa Maria regista 29 aterragens de emergência no primeiro mês após reabertura

25 de Abril 2025

O heliporto do Hospital de Santa Maria, reaberto após quatro anos encerrado, recebeu 29 aterragens de helicópteros de emergência da Avincis no primeiro mês, reforçando a resposta rápida a situações críticas em Lisboa.

O heliporto do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registou 29 aterragens de helicópteros de emergência médica operados pela Avincis ao serviço do INEM no primeiro mês de funcionamento, após um encerramento que se prolongava desde 2020. A reabertura desta infraestrutura representa um avanço significativo na prestação de cuidados de saúde urgentes na capital, permitindo que os doentes sejam transportados diretamente para a unidade hospitalar, eliminando a necessidade de transferências intermédias em ambulância.

Antes da reativação do heliporto, os helicópteros de emergência tinham de aterrar noutros hospitais da Grande Lisboa ou no terminal militar do Aeroporto Humberto Delgado, o que atrasava o acesso dos doentes a cuidados diferenciados. No primeiro mês após a reabertura, os voos com destino ao Santa Maria corresponderam a 36% da operação dos helicópteros de emergência médica da Avincis ao serviço do INEM e representaram 81% de todos os voos de emergência com destino à capital. Este novo cenário permitiu reduzir drasticamente o uso da placa militar do aeroporto para apenas 8% das operações, quando, nos seis meses anteriores, 25% dos voos de emergência médica com destino a Lisboa tinham esse destino.

O Hospital de Santa Maria, o maior do país com cerca de 1.500 camas, viu o seu heliporto ser alvo de uma profunda renovação, exigida pelas autoridades de aviação civil para recertificação. O investimento superior a meio milhão de euros permitiu remover obstáculos nas áreas envolventes, instalar nova iluminação e pavimento, além de criar corredores exclusivos para ambulâncias, veículos de emergência médica e bombeiros, otimizando a segurança e a eficiência das operações de aterragem.

A Avincis, maior operador europeu de serviços aéreos de emergência e sediada em Lisboa desde 2023, opera atualmente em mais de 180 bases distribuídas por vários países e dispõe de uma frota de cerca de 220 aeronaves, apoiada por uma equipa de mais de 2.400 profissionais. Com mais de quatro décadas de experiência, a empresa desempenha um papel central na resposta a emergências médicas, busca e salvamento, combate a incêndios e transporte aeromédico especializado.

NR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou quase 360 pessoas em Moçambique em 2024

Quase 360 pessoas morreram vítimas de malária em 2024 em Moçambique, que registou mais de 11,5 milhões de casos e cerca de 67 mil internamentos, avançou hoje a Presidência da República, que pede maior proteção para as crianças.

O 25 de abril a liberdade e o sns

Berta Nunes
Médica de Família na ULS Nordeste
Candidata a presidente do conselho sub-regional de Bragança pela Lista C (Ordem com Confiança)

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights