Cólera continua a acelerar em Angola e já atingiu 16.719 casos desde janeiro

30 de Abril 2025

A cólera continua a propagar-se em Angola, tendo sido registados nas últimas 24 horas mais 337 casos e sete óbitos, mantendo-se a província de Benguela como o epicentro da doença, que está espalhada por 17 das 21 províncias angolanas.

Dos 337 casos de cólera, 132 foram reportados na província de Benguela, seguida do Cuanza Sul (70), Luanda (50), Malanje (41), Cuanza Norte (19), Huíla (9), Bengo (6), Namibe (5), Icolo e Bengo (4) e Huambo (1)

Neste período, morreram sete pessoas e estão internadas outras 638 com cólera.

Desde o início do surto, foi reportado um total cumulativo de 16.719 casos e 558 mortes.

A doença está associada a más condições de higiene, saneamento precário e acesso limitado a água potável. Além disso, as chuvas intensas e inundações nas zonas afetadas provocam contaminação das fontes de água potável e aceleram a transmissão da cólera, especialmente nas zonas densamente povoadas.

A cólera é uma doença infecciosa aguda, causada pela bactéria ‘vibrio cholerae’, que provoca diarreia intensa e e vómitos, podendo levar rapidamente à desidratação grave e à morte, se não for tratada a tempo.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

Exercício em Pequenas Doses Tem Impacto Surpreendente

Novas investigações da NTNU mostram que apenas alguns minutos diários de exercício intenso são suficientes para melhorar a saúde cardiovascular e muscular, contrariando recomendações tradicionais e facilitando a adesão dos mais inativos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights